quinta-feira, 24 de abril de 2008

Curiosidades sobre a Antártida


A Antártida foi o último continente descoberto pelo homem.

O continente antártico é uma região inóspita, praticamente coberto em sua totalidade por uma massa de gelo que chega a 4.200 metros de espessura.

A Antártida localiza-se no pólo Sul geográfico.

O clima antártico é o mais rigoroso do planeta, ainda mais que o Ártico e caracteriza-se por temperaturas de -60°C no inverno, não chegando a 0°C no verão.

A fauna marinha é muito rica na faixa oceânica: peixes, cetáceos (baleias), focas e elefantes marinhos, convivem com uma grande variedade de aves marinhas e pingüins.

A Antártida é um continente desabitado, exceto por equipes de cientistas e militares de diferentes países que reivindicam setores de terras antárticas.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Para que estudar Geografia?


Estudando Geografia podemos entender melhor o mundo em que vivemos, compreender como os diferentes povos se relacionam com a natureza, identificar as principais características do lugar onde moramos, bem como as diferenças e semelhanças entre este e outros lugares.


A Geografia estuda o espaço geográfico. Esse espaço é constituído por muitos lugares com diferentes paisagens.


O espaço geográfico está em permanente mudança. Ele é produzido e modificado ao longo da história pelo trabalho humano e pela natureza.




Apresentação

Querido Aluno

Este blog é destinado a você, aluno do Ensino Fundamental II (5ª - 8ª série).
Sua finalidade é trazer informações úteis e interessantes, no campo da Geografia.
Com a sua ajuda, que estará postando comentários sobre as informações publicadas, nosso blog funcionará como uma página de aprendizagem interativa, onde a nossa parceria será fundamental para o sucesso deste guia de estudos eletrônico.
Então...
Vamos lá!