domingo, 28 de março de 2010

CIDADE DO SALVADOR: 461 ANOS

Salvador é uma das mais antigas e significativas cidades do Brasil.
O povoamento iniciou-se em 1501, sendo a cidade fundada em 29 de março de 1549.
A função primordial da cidade foi assegurar a conquista e a posse do território.
Quando o rei de Portugal resolveu centralizar o poder no Brasil, Salvador tornou-se a capital da colônia e a sede do Governo.
O primeiro governador-geral , Tomé de Souza, iniciou a construção da cidade às margens da Baía de Todos os Santos.
Circundando a cidade, foram construídos muros e diversas fortalezas que até hoje convivem com a arquitetura contemporânea da cidade.
Salvador foi a capital da colônia desde a sua fundação, em 1549, até 1763.
Ao final do século XVI, a cidade já tinha 8.000 habitantes.
A partir do século XVII, Salvador passou a acumular um patrimônio arquitetônico muito expressivo, que se iniciou com as edificações militares que guarneciam a orla da Baía de Todos os Santos, como o Forte de Santo Antônio da Barra, hoje conhecido como Farol da Barra e o Forte de São Marcelo, com sua estrutura circular.
Da segunda metade deste século em diante, as edificações religiosas começaram a se destacar. As habitações dos moradores de Salvador expressavam as suas condições financeiras. As famílias abastadas residiam nos sobrados do centro - hoje lugar turístico conhecido como Pelourinho ou em solares como o Solar do Unhão, que atualmente abriga o Museu de Arte Moderna.
No final dos anos 40, as migrações chegaram a ser responsáveis por cerca de 70% do crescimento demográfico da cidade no período. Como conseqüência, a cidade cresceu e se expandiu.
Nos anos 70, começou uma nova fase de expansão de Salvador com um vigoroso crescimento demográfico. O sistema viário e as obras de infra-estrutura colocaram ao alcance da população novas áreas da cidade.
Salvador chegou aos anos 80 com 1.500.000 habitantes (censo IBGE) dos quais cerca de 1.000.000 de baixa renda. E nos anos 90 a cidade chegou aos 2.262.731 habitantes (dados do IBGE de 1995) e entrou no século XXI encostando-se à marca de 2.500.000 habitantes.

Um comentário:

Unknown disse...

Essa cidade linda demais,eu amo-a