domingo, 28 de março de 2010

CIDADE DO SALVADOR: 461 ANOS

Salvador é uma das mais antigas e significativas cidades do Brasil.
O povoamento iniciou-se em 1501, sendo a cidade fundada em 29 de março de 1549.
A função primordial da cidade foi assegurar a conquista e a posse do território.
Quando o rei de Portugal resolveu centralizar o poder no Brasil, Salvador tornou-se a capital da colônia e a sede do Governo.
O primeiro governador-geral , Tomé de Souza, iniciou a construção da cidade às margens da Baía de Todos os Santos.
Circundando a cidade, foram construídos muros e diversas fortalezas que até hoje convivem com a arquitetura contemporânea da cidade.
Salvador foi a capital da colônia desde a sua fundação, em 1549, até 1763.
Ao final do século XVI, a cidade já tinha 8.000 habitantes.
A partir do século XVII, Salvador passou a acumular um patrimônio arquitetônico muito expressivo, que se iniciou com as edificações militares que guarneciam a orla da Baía de Todos os Santos, como o Forte de Santo Antônio da Barra, hoje conhecido como Farol da Barra e o Forte de São Marcelo, com sua estrutura circular.
Da segunda metade deste século em diante, as edificações religiosas começaram a se destacar. As habitações dos moradores de Salvador expressavam as suas condições financeiras. As famílias abastadas residiam nos sobrados do centro - hoje lugar turístico conhecido como Pelourinho ou em solares como o Solar do Unhão, que atualmente abriga o Museu de Arte Moderna.
No final dos anos 40, as migrações chegaram a ser responsáveis por cerca de 70% do crescimento demográfico da cidade no período. Como conseqüência, a cidade cresceu e se expandiu.
Nos anos 70, começou uma nova fase de expansão de Salvador com um vigoroso crescimento demográfico. O sistema viário e as obras de infra-estrutura colocaram ao alcance da população novas áreas da cidade.
Salvador chegou aos anos 80 com 1.500.000 habitantes (censo IBGE) dos quais cerca de 1.000.000 de baixa renda. E nos anos 90 a cidade chegou aos 2.262.731 habitantes (dados do IBGE de 1995) e entrou no século XXI encostando-se à marca de 2.500.000 habitantes.

quinta-feira, 25 de março de 2010

BRASIL POPULAÇÃO 2000



O CENSO DEMOFRÁFICO é uma pesquisa sobre a população que possibilita conhecermos várias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas, entre outras coisas.
Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos. No Brasil, o órgão responsável pelo censo demográfico é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O censo demográfico do ano 2000 registrou em nosso país cerca de 170 milhões de habitantes. Esse total faz do Brasil o quinto país mais POPULOSO do mundo.
Apesar de ter uma população bastante numerosa, o Brasil não está entre os países mais povoados.
Isso ocorre porque nosso país tem uma área bastante extensa, o que resulta numa baixa DENSIDADE DEMOGRÁFICA, isto é, um baixo número de habitantes por quilômetro quadrado.
Para calcularmos a densidade demográfica de uma localidade, dividimos o número de sua população por sua extensão territorial.
A população brasileira está distribuída de maneira desigual pelo território. A consequência disso é que há regiões onde se aglomeram muitas pessoas, e outras em que o número de habitantes é muito pequeno.

sábado, 20 de março de 2010

BRASIL - MACRORREGIÕES


O Brasil é o maior país da América do Sul. De acordo com dados de 1999, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua área é de 8.547.403,5 quilômetros quadrado.
A razão é simples: os estados que formam uma grande região não são escolhidos ao acaso. Eles têm características semelhantes. As primeiras divisões regionais propostas para o país, por exemplo, eram baseadas apenas nos aspectos físicos -- ou seja, ligados à natureza, como clima, vegetação e relevo. Mas logo se começou a levar em conta também as características humanas -- isto é, as que resultam da ação do homem, como atividades econômicas e o modo de vida da população, para definir quais estados fariam parte de cada região.
Então, se os estados de uma região brasileira têm muito em comum, o que é mais útil: estudá-los separadamente ou em conjunto? Claro que a segunda opção é melhor. Para a pesquisa, coleta e organização de dados, também. Assim é possível comparar informações de uma região com as de outra e notar as diferenças entre elas. Dessa forma, por exemplo, os governantes podem saber em qual região há mais crianças fora da escola. E investir nela para resolver o problema.

http://www.geografiaparatodos.com.br/index.php?pag=sl26

QUANTO SE GASTA DE ÁGUA?

Chuveiro ligado por 15 minutos - 135 litros
Chuveiro ligado por 5 minutos: 45 litros
Banho com um balde de água: 10 litros

Escovar os dentes com torneira aberta por 5 minutos: 12 litros
Com copos de água: 1 litro

Lavar a louça com torneira aberta por 15 minutos: 117 litros
Com água na pia até a metade, duas vezes, e torneira fechada: 20 litros

Lavar roupas no tanque, com torneira meio aberta por 15 minutos: 279 litros
Na lavadora, para 5 quilos de roupa: 135 litros

Limpar o vaso sanitário com válvula de descarga de 12 segundos: 20 litros
Com caixa d’água pequena:10 litros
Com um balde: 6 litros
Regar o jardim com mangueira aberta por 10 minutos: 186 litros
Usando um regador por 2 metros quadrados de jardim: 20 litros

Lavar a calçada com esguicho forte por 15 minutos: 279 litros
Apenas varrendo com vassoura: 0 litro

Lavar o carro com mangueira e torneira não muito aberta por 30 minutos: 216 litros
Com dois baldes de 10 litros: 20 litros

Agora que você já sabe o quanto tem gastado de água no seu dia-a-dia... que tal economizar? Vamos lá!!! Mergulhe nessa idéia.



O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
Declaração Universal dos Direitos da Água:
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htm

quinta-feira, 11 de março de 2010

terça-feira, 9 de março de 2010

DICIONÁRIO GEOGRÁFICO

ABORÍGENE - Aquele que é nativo do lugar em que habita e descende dos povos que ali sempre viveram.
AGRO-EXPORTADOR - Aquele que exporta, isto é, vende para outros países produtos agrícolas.
AGROINDÚSTRIA - Indústria que beneficia produtos agrícolas, como as usinas de álcool e açúcar, que beneficiam a cna-de-açúcar, ou as indústrias de suco, por exemplo.
APRENDIZ - É o adolescente que trabalha e, ao mesmo tempo, recebe formação técnica no curso de que está participando.
ARROIO - Denominação dada, no Sul do Brasil, aos pequenos rios.
ASSÉDIO SEXUAL - Caracteriza-se por alguma ameaça ou hostilidade contra o subordinado, em local de trabalho, com justificativa de que um sexo é superior ao outro.
BEM DE CONSUMO DURÁVEL - Produto que tem uma vida útil relativamente duradoura.
CEPAL - Comissão Econômica para a América Latina, criada em 1948 para propor políticas de desenvolvimento e superação da pobreza na América Latina.
COMISSÃO PASTORAL DA TERRA - Criada em 1975, inicialmente desenvolveu trabalho pastoral junto aos trabalhadores rurais. Posteriormente acabou tendo importante papel na defesa dos direitos desses trabalhadores.
DEMOGRÁFICO - Relativo à população; populacional.
DEVOLUTO - Aquele que está desocupado, sem dono.
EFLUENTE - rejeito lançado no ambiente.
ÉTNICO -  Relativo à etnia, isto é, grupo que apresenta características comuns quanto à história, origem, língua falada e outros aspectos culturais.
EXPECTATIVA DE VIDA - Esperança de vida ao nascer. Quanto maior esse indicador, maior a qualidade de vida.
FERRAMENTEIRO - Mecânico que faz ferramentas e peças industriais.
FRESADOR - Operador de máquinas que cortam metais.
GRILEIRO - Pessoa que se apodera de terras usando documentos falsos de propriedade.
HECTARE - Medida de área equivalente a 10.000 m².
HEGEMONIA - Supremacia, domínio, controle.
HIERARQUIA - Ordem estabelecida de acordo com o grau de importância.
INFRA-ESTRUTURA - sistema de equipamentos e serviços necessários ao desenvolvimento de determinadas funções.
INSULAR - Relativo a ilha.
ISENÇÃO FISCAL - Dispensa do pagamento de impostos. Os governos oferecem isenção fiscal a empresas a fim de incentivá-las a investir no desenvolvimento de áreas de interesse público.
ISTMO - uma porção de terra estreita cercada por água em dois lados e que conecta duas grandes extensões de terra.
LATIFÚNDIO - Propriedade rural de grandes extensões.
MERIDIONAL - Referente ou próprio do sul; que se encontra no sul.
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS - Métodos usados para se eviar a gravidez, tais como pílulas anticoncepcionais e camisinhas.
MIGRAÇÃO PENDULAR - É o movimento diário de vaivém da população que se desloca da periferia para o centro de uma cidade e vice-versa.
MIGRAÇÃO TEMPORÁRIA - É o deslocamento populacional que ocorre em certos períodos do ano para lugares em que há trabalhos temporários, como a colheita de produtos agrícolas, por exemplo.
MONOCULTOR - Em que se cultiva um só tipo de produto, como por exemplo, soja.
ORDEM BIPOLAR - A hegemonia política, econômica e militar do mundo é disputada entre duas superpotências.
PAISAGEM NATURAL - Paisagem em que predominam elementos naturais, ainda não modificados pelo homem.
PIB - Produto Interno Bruto: soma do valor de todos os bens e serviços produzidos em um país durante um ano.
PROJETO AGROINDUSTRIAL - Projeto ligado a indústrias que transformam produtos da agropecuária para depois serem comercializados.
RECURSO HÍDRICO - Recurso natural fornecedor de água, como rios e lençóis subterrâneos.
REFORMA AGRÁRIA - Política do governo de redistribuição de terras e fornecimento de condições, como créditos e financiamentos, máquinas e insumos, para que o camponês se mantenha no campo.
RENDA PER CAPITA - Cálculo feito com base no valor da renda total de um país recebidos durante um ano, dividido pelo total de habitantes.
RIBEIRINHO - Grupo de pessoas que vive às margens de rios.
ROYALTY - Valor pago a quem detém uma marca, patente ou processo de produção. O detentor desse direito recebe uma porcentagerm sobre o  lucro ou um valor estabelecido com antecedência.
SETENTRIONAL - Referente ou próprio do norte; que se encontra no norte.
SETOR DE SERVIÇOS - Conjunto de atividades econômicas ligadas a bancos, turismo, transporte, comunicações, atividades de administração pública, entre outros.
SUBSÍDIO - Auxílio financeiro fornecido pelos governos a setores da economia, sem os quais a produção seria inviável.
TAXA DE DESEMPREGO - Taxa medida de acordo com o número de pessoas, em idade de trabalhar, que estão procurando emprego e, no entanto, não conseguem encontrar trabalho.
TERRA EMERSA - Terra que não se encontra coberta pelas águas dos mares e oceanos.
TIPÓGRAFO - Operador de máquinas tipográficas, isto é, máquinas de composição e impressão gráfica (jornais, livros, revistas etc).
UNIÃO - Refere-se à Federação, ao país.
USUCAPIÃO - Modo de aquisição de uma propriedade pela sua posse continuada durante determinado tempo.

DICAS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

1. Não corte, nem pode árvores sem autorização. Poda drástica é PROIBIDA!!!
2. Preserve a vegetação nativa. Não desmate! Não coloque fogo!
3. Não altere cursos d'água, eles são protegidos por lei. Poços artesianos somente com autorização.
4. Não crie peixes sem licença. Nunca solte peixes nos rios, mesmo quando estiver bem intencionado.
5. Respeite os períodos de proibição da pesca.
6. Não compre, nem tenha animais silvestres em casa.
7. Não maltrate animais silvestres ou domésticos.
8. Separe o lixo em casa e coloque-o na rua no dia da coleta em seu bairro.
9. Não jogue lixo no chão. Deposite-o na lixeira mais próxima.
10. Recicle ou reaproveite tudo o quen puder.
11. Reduza o consumo, especialmente do que não puder ser reaproveitado ou reciclado.
12. Não contribua com a poluição sonora e visual.

domingo, 7 de março de 2010

RECOMEÇO

Olá, queridos alunos;

Bem vindos ao novo ano letivo.
Mais um ano letivo se inicia e com ele faremos uma viagem cheia de novas aprendizagens no ramo da Geografia.
Espero que vocês consultem sempre o nosso blog como fonte de pesquisa e complementação das nossas aulas.
Vocês poderão contribuir para o enriquecimento didático do nosso blog com comentários, sugestões e publicações.
Espero contar com a participação interativa de todos vocês.

Professora: Denise Anjos