terça-feira, 31 de julho de 2012

O QUE É LIXO?


LIXO É POLUIÇÃO DO MEIO AMBIENTE
LIXO É O QUE MATA A GENTE
LIXO FAZ MAL AO NOSSO PLANETA
PIOR QUE A EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS A PARTIR DE UM COMETA
LIXO ESTRAGA O CORAÇÃO
E ELIMINA A POPULAÇÃO
LIXO BOTA TUDO A PERDER
AFETA A MIM E A VOCÊ
LIXO NÃO É UMA COISA BOA
PRINCIPALMENTE SE VOCÊ JOGA À TOA
LIXO NÃO É PARA BRINCAR
MAS SE RECICLAR, OBJETO SURGIRÁ
LIXO TEM QUE SER CUIDADO
E PARA FAZER ISSO TEM QUE SER RECICLADO.




GIVANILSON SALES REIS

ALUNO DO 6º ANO
ESCOLA EST. PROFª ARMANDINA MARQUES
OS BOLAS CHEIAS DA II UNIDADE

5ª A - JÉSSICA PEREIRA - 9.9

7ª D - ERIC SILVA - 7.8

7ª D - EVELYN LEMOS - 7.8

7ª D - NAINARA ANDRADE - 7.8

7ª E - YASMIN SALES - 8.3

7ª F - BIANCA COSTA - 7.5

7ª G - LAÍS GOMES - 7.8

8ª B - QUEISSON RUAN - 8.6

8ª C - CAROLAINE SANTOS - 9.5

8ª C - IVO NETO - 9.5

8ª D - GABRIEL SILVEIRA - 7.2

8ª D - MARIMAR OLIVEIRA - 7.2

8ª E - STEPHANIE SANTANA - 7.4

8ª F - JOELMA SANTOS - 7.0 

sábado, 7 de julho de 2012

PÓLOS GEOGRÁFICOS E PÓLOS MAGNÉTICOS



O Sol é a estrela do nosso sistema solar. Sabemos que ele emite milhões de partículas por segundo para todas as direções do espaço. Percebemos essas radiações eletromagnéticas, também chamadas de ventos solares, em forma de calor e luz.
A quantidade de radiação que chega até a Terra é menor por conta da proteção exercida pelo campo magnético terrestre. O campo magnético da Terra interage com as radiações eletromagnéticas fazendo com que elas sejam freadas e também atua desviando-as de sua trajetória inicial. Por esse motivo é que podemos dizer que a Terra se comporta como um ímã gigante.
O campo magnético da Terra é como o campo magnético de um gigantesco ímã em forma de barra, que atravessa desde o Pólo Sul até o Pólo Norte do planeta. Mas é importante lembrar que o Pólo Norte Magnético da Terra tem uma inclinação de 11,5° em relação ao Pólo Norte Geográfico. Ou seja, os pólos magnéticos não coincidem com os pólos geográficos.Os Pólos Geográficos são os pontos onde os meridianos se cruzam. Meridianos são as linhas usadas para fazer a localização no globo terrestre. Os Pólos Geográficos são fixos e representam aproximadamente os pontos onde o eixo de rotação da Terra passa pela superfície.
Pólos Magnéticos são os locais de maior intensidade da força magnética gerada pela Terra na sua crosta. O interior quente do nosso planeta é feito principalmente de ferro derretido misturado a outros materiais. O deslocamento e o atrito desses fluidos produzem correntes elétricas. Essas correntes geram campos magnéticos que novamente produzem correntes elétricas.
As posições dos pólos magnéticos variam com o tempo. A presença de certos minerais no solo também podem alterar essa indicação.
Além de serem importantes para a localização, os Pólos também são importantes porque atraem partículas carregadas vindas do Sol. Esse efeito é responsável pelo fenômeno conhecido como Aurora Boreal.