sexta-feira, 6 de maio de 2011

CRESCIMENTO ECONÔMICO X DESENVOLVIMENTO HUMANO

PARA ANALISAR AS CONDIÇÕES DE VIDA DE UMA DETERMINADA POPULAÇÃO E AVALIAR O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS, É PRECISO UTILIZAR INDICADORES SOCIOECONÔMICOS.
UM DOS INDICADORES SOCIAIS QUE REVELAM O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS, ESTADO OU CIDADE É A TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL.
O ANALFABETISMO É OUTRO INDICADOR DO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS E DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.
ALÉM DESSES DOIS INDICADORES, EXISTEM OUTROS QUE SERVEM COMO “TERMÔMETRO” PARA MEDIR A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.
DURANTE MUITOS ANOS, O NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DE UM PAÍS ERA MEDIDO POR SEU ÍNDICE DE PRODUÇÃO, ISTO É, PELO PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), QUE DIZ RESPEITO AO TOTAL DA RIQUEZA PRODUZIDA POR UM PAÍS NO INTERVALO DE UM ANO.
O FATO DE UM PAÍS POSSUIR UM PIB ELEVADO NÃO SIGNIFICA QUE ELE NECESSARIAMENTE SEJA DESENVOLVIDO.
ENTRE AS DÉCADAS DE 1960 E 1970, O BRASIL ERA CLASSIFICADO COMO A 8ª ECONOMIA MUNDIAL. A ECONOMIA BRASILEIRA CRESCIA A UM RITMO BASTANTE ACELERADO.
DURANTE ESSE MESMO PERÍODO, BOA PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA NÃO USUFRUÍA A RIQUEZA PRODUZIDA, E ISSO REFLETIA NAS PÉSSIMAS CONDIÇÕES DE VIDA DESSAS PESSOAS. ANALISANDO ESSA SITUAÇÃO, PODEMOS AFIRMAR QUE O CRESCIMENTO ECONÔMICO NÃO CORRESPONDEU A UM DESENVOLVIMENTO HUMANO.
DE ACORDO COM O PIB E AS ANÁLISES DAQUELE PERÍODO, OS PAÍSES ERAM CLASSIFICADOS EM DESENVOLVIDOS, EM DESENVOLVIMENTO E SUBDESENVOLVIDOS.
O MÉXICO, A ARGENTINA E O BRASIL ERAM CLASSIFICADOS EM DESENVOLVIMENTO. ISSO SIGNIFICAVA QUE ELES ESTAVAM PASSANDO POR UM PERÍODO DE TRANSIÇÃO, POIS SEU CRESCIMENTO ECONÔMICO INDICAVA QUE, NO FUTURO, ELES VIRIAM A SE TORNAR GRANDES POTÊNCIAS.
PORÉM, A TEORIA NÃO SE EFETIVOU NA PRÁTICA, POIS OS CHAMADOS “PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO” NÃO SE TORNARAM GRANDES POTÊNCIAS E CONTINUAM PASSANDO POR SÉRIAS DIFICULDADES NA ATUALIDADE.
UM DOS EQUÍVOCOS DESSA TEORIA FOI CONSIDERAR QUE O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO CORRESPONDERIA AO DESENVOLVIMENTO HUMANO.






Nenhum comentário:

Postar um comentário