A PARTIR DA DÉCADA DE 1990, A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU) ELABOROU UMA NOVA PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DOS PAÍSES, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO, ALÉM DO PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), ALGUNS INDICADORES SOCIAIS.
SÃO ELES:
LONGEVIDADE: CORRESPONDE À EXPECTATIVA DE VIDA OU ESPERANÇA DE VIDA AO NASCER, QUE É O NÚMERO MÉDIO ESPERADO DE ANOS DE VIDA DE UM INDIVÍDUO.
NÍVEL DE ESCOLARIDADE: PARA CALCULAR ESTE ÍNDICE, SÃO CONSIDERADAS A TAXA DE ANALFABETISMO E AS MATRÍCULAS FEITAS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR.
PIB PER CAPITA: CORRESPONDE À SOMA DE TODA A RIQUEZA PRODUZIDA NO PAÍS DIVIDIDA PELO TOTAL DA POPULAÇÃO. ESSE DADO É EXPRESSO EM DÓLARES.
ESSES DADOS ANALISADOS RESULTAM NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH).
DE ACORDO COM O IDH OS PAÍSES PODEM SER CLASSIFICADOS DENTRO DE UMA VARIAÇÃO QUE VAI DE 0 A 1.
QUANTO MAIS PRÓXIMO DE ZERO, SIGNIFICA QUE O PAÍS ENFRENTA MAIOR QUANTIDADE DE PROBLEMAS RELACIONADOS À QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO; QUANTO MAIS PRÓXIMO DE 1, ENTENDE-SE QUE A POPULAÇÃO APRESENTA MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA.
DE ACORDO COM O IDH, OS PAÍSES SÃO CLASSIFICADOS EM 3 CATEGORIAS:
DESENVOLVIMENTO HUMANO ELEVADO: 0,800 A 1;
DESENVOLVIMENTO HUMANO MÉDIO: 0,500 A 0,799;
DESENVOLVIMENTO HUMANO BAIXO: MENOR QUE 0,500.
A CLASSIFICAÇÃO ELABORADA COM BASE NO IDH TEM SIDO UTILIZADA POR ÓRGÃOS INTERNACIONAIS PARA ESTABELECER POLÍTICAS PÚBLICAS E PRESSIONAR OS GOVERNOS DOS PAÍSES A INVESTIR NAS ÁREAS SOCIAIS, A FIM DE REDUZIR AS DESIGUALDADES INTERNAS E ENTRE AS NAÇÕES.
Nenhum comentário:
Postar um comentário