Até a primeira metade do século XVIII, grande parte das terras que atualmente formam a Região Sul pertenciam oficialmente à Espanha.
Ao longo do século XVII, os jesuítas instalaram-se principalmente no norte e oeste do estado do Paraná e em uma área denominada Sete Povos das Missões, a oeste do Rio Grande do Sul, com o objetivo de catequizar os povos indígenas que habitavam a região. Assim, vários núcleos de povoamento foram fundados.
Foi somente a partir de 1750, com a assinatura do Tratado de Madri, que o território da atual Região Sul, passou efetivamente das mãos dos espanhóis ao domínio português.
Com o Tratado de Madri, os espanhóis cederam a área dos Sete Povos aos portugueses, em troca das terras da Colônia do Sacramento, que hoje pertencem ao Uruguai.
A pecuária exerceu forte influência no povoamento e na exploração econômica da região, caracterizada pela formação de estâncias e pela utilização de invernadas. O couro e o charque produzidos no Sul atraíam inúmeros tropeiros para a região.
Para garantir o povoamento da Região Sul, em meados do século XVIII foi incentivada a imigração de europeus, que passaram a praticar atividades de subsistência (principalmente a agricultura) em pequenas propriedades rurais.
Famílias portuguesas foram as primeiras a chegar. A imigração italiana também contribuiu bastante para a expansão e a consolidação do povoamento do Sul. A presença de japoneses na Região Sul foi marcante no norte do Paraná.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
8 comentários:
Muito Bom precisava para uma lição na escola Obrigado.
gostei ta muito bem explicado
gostei muito
me ajudou a fazer um trabalho mas nao tem todas as respostas que presisava. e tambem muito bem explicado, e gostei muito OBRIGADO ..........:)
me ajudou fazer bastante coisas mais nao tem guase todas as respostas.......:)
MUITO OBRIGADO POR TUDO...........:)
Muito bom sua explicação me ajudou bastante... Obrigada!!
Ótimo! Me ajudou com o trabalho de Geografia, obrigada!
Postar um comentário