A AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA É UMA REGIONALIZAÇÃO BASEADA EM ASPECTOS ECONÔMICO-CULTURAIS E DECORRE DA PREDOMINÂNCIA DA COLONIZAÇÃO INGLESA QUE TAMBÉM DETERMINOU A LÍNGUA E O MODELO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO NO CANADÁ E NOS ESTADOS UNIDOS.
JUNTOS, ESSES DOIS PAÍSES POSSUEM CERCA DE 340 MILHÕES DE HABITANTES E UM TERRITÓRIO DE QUASE 20 MILHÕES DE QUILÔMETROS QUADRADOS DE ÁREA, SENDO QUE O CANADÁ É O SEGUNDO MAIS EXTENSO DO PLANETA, E OS ESTADOS UNIDOS, O QUARTO.
OS ESTADOS UNIDOS APRESENTAM A MAIOR ECONOMIA DO PLANETA, PRODUZINDO MAIS DE ¼ DAS RIQUEZAS MUNDIAIS.
O CANADÁ DESTACA-SE POR ESTAR ENTRE OS PAÍSES DE MAIOR ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH).
A REGIONALIZAÇÃO “AMÉRICA DO NORTE” BASEIA-SE NA LOCALIZAÇÃO DO CONTINENTE E EM ASPECTOS FÍSICOS. ELA INCLUI, ALÉM DOS ESTADOS UNIDOS E DO CANADÁ, O MÉXICO E A ILHA DA GROELÂNDIA (QUE PERTENCE À DINAMARCA).
UMA DAS TEORIAS MAIS ACEITAS SOBRE O POVOAMENTO DA AMÉRICA ADMITE QUE OS PRIMEIROS HOMENS CHEGARAM A ESSE CONTINENTE ATRAVESSANDO O ESTREITO DE BERING, QUE SEPARA A ÁSIA DO ATUAL ESTADO ESTADUNIDENSE DO ALASCA. DALI, ELES TERIAM SE DISPERSADO, CHEGANDO À AMÉRICA DO SUL.
ANTES DE SER COLONIZADA PELOS POVOS EUROPEUS, O TERRITÓRIO AMERICANO ERA HABITADO POR DIFERENTES GRUPOS ÉTNICOS.
ESTUDOS APONTAM QUE ANTES DA COLONIZAÇÃO EUROPEIA HAVIA ALI ENTRE 10 E 12 MILHÕES DE NATIVOS.
A PARTIR DO SÉCULO XVI, NO PERÍODO DAS GRANDES NAVEGAÇÕES, MUITOS EUROPEUS, ENTRE ELES ESPANHÓIS, INGLESES, HOLANDESES E FRANCESES, DISPUTARAM O TERRITÓRIO ESTADUNIDENSE E FUNDARAM OS PRIMEIROS POVOADOS.
AO CONTRÁRIO DAS COLONIZAÇÕES ESPANHOLA E PORTUGUESA, QUE ESTAVAM PREOCUPADAS APENAS COM A EXPLORAÇÃO DAS TERRAS RECÉM-CONHECIDAS, OS COLONOS BRITÂNICOS CHEGARAM COM O OBJETIVO DE FIXAR RESIDÊNCIA. ESSE MODELO DE COLONIZAÇÃO FOI DENOMINADO COLÔNIA DE POVOAMENTO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário