PAÍSES DESENVOLVIDOS E INDICADORES SOCIOECONÔMICOS
¢PRIMEIRO MUNDO¢PAÍSES CENTRAIS¢PAÍSES RICOS¢PAÍSES DESENVOLVIDOS¢PAÍSES DO NORTE
¢A REGIONALIZAÇÃO QUE UTILIZA AS EXPRESSÕES PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO MUNDO FOI CRIADA NA DÉCADA DE 1970.¢A CONCEPÇÃO DE PAÍSES DO NORTE (RICOS) EM CONTRAPOSIÇÃO À DE PAÍSES DO SUL (POBRES) É MAIS RECENTE E PASSOU A SER UTILIZADA A PARTIR DA DÉCADA DE 1980.
¢PARA COMPREENDER MELHOR AS CONDIÇÕES QUE DEFINEM UM PAÍS DESENVOLVIDO, É NECESSÁRIO TRABALHAR OS DADOS DA ECONOMIA, REFERENTES AO PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), E OS DADOS RELATIVOS ÀS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO, INCORPORADOS À CLASSIFICAÇÃO DENOMINADA “ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO” (IDH).
¢OS PAÍSES RICOS TRAZEM COMO MARCA DE DESENVOLVIMENTO UMA PRODUÇÃO INDUSTRIAL SIGNIFICATIVA; INVESTEM MACIÇAMENTE EM PESQUISAS, O QUE RESULTA EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO.¢A CONDIÇÃO DE VIDA DA MAIORIA DA POPULAÇÃO É MUITO BOA, COM ACESSO A EMPREGO, MORADIA, TRANSPORTES, SAÚDE, EDUCAÇÃO, LAZER E CULTURA.¢SOMENTE UMA PEQUENA PARCELA DA POPULAÇÃO VIVE À MARGEM DAS BOAS CONDIÇÕES DE VIDA.
¢EXISTEM DIFERENÇAS ENTRE OS PAÍSES QUE COMPÕEM O GRUPO CLASSIFICADO COMO RICO.¢HÁ PAÍSES QUE APRESENTAM PIB EXTREMAMENTE ELEVADO, OU SEJA, TÊM UMA ALTA PRODUÇÃO, COMO É O CASO DOS ESTADOS UNIDOS, DO JAPÃO E DA ITÁLIA; E HÁ AQUELES QUE APRESENTAM UM PIB MAIS BAIXO DO QUE O DE ALGUNS PAÍSES POBRES, MAIS REVELAM BOA QUALIDADE DE VIDA DA SUA POPULAÇÃO.
¢O PIB NÃO É O ÚNICO INDICADOR A SER CONSIDERADO NA CLASSIFICAÇÃO DOS PAÍSES.
¢OS DADOS SOCIOECONÔMICOS, COMO EXPECTATIVA DE VIDA, TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL E ACESSO À ESCOLARIZAÇÃO, TAMBÉM SÃO AVALIADOS.¢ASSIM, EXISTEM PAÍSES QUE TÊM UMA PRODUÇÃO ECONÔMICA INTENSA, MAS A SUA POPULAÇÃO É GRANDE E A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NÃO É EQUITATIVA ENTRE AS CLASSES SOCIAIS.
¢POR OUTRO LADO, HÁ PAÍSES COM UMA PRODUÇÃO NÃO TÃO SIGNIFICATIVA, MAS SUA POPULAÇÃO É PEQUENA E A DISTRIBUIÇÃO DE RENDA É MAIS JUSTA; ASSIM, OS INDICADORES TENDEM A SER MELHORES.
¢ESSE É O CASO DE PAÍSES COMO FINLÂNDIA E IRLANDA.
¢COMO SE PODE PERCEBER, OS INTEGRANTES DO GRUPO DAS NAÇÕES DESENVOLVIDAS NÃO TRAZEM CARACTERÍSTICAS HOMOGÊNEAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário