A GLOBALIZAÇÃO E NOSSO DIA-A-DIA
A ECONOMIA MUNDIAL INFLUENCIA O
NOSSO COTIDIANO. AS DECISÕES TOMADAS POR
UM DIRIGENTE DE UM PAÍS RICO PODEM TRAZER MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS À VIDA DA
POPULAÇÃO DE PAÍSES DISTANTES.
NOS DIAS ATUAIS AS MERCADORIAS QUE
CONSUMIMOS SE ORIGINAM EM DIFERENTES LUGARES DO MUNDO. COMO A LETRA DA CANÇÃO
DIZ, PODEMOS ESTAR CONSUMINDO PRODUTOS ESTADUNIDENSES, MAS QUE FORAM FABRICADOS
EM TAIWAN, CHINA OU COREIA.
A GRANDE E RÁPIDA CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES É O QUE CARACTERIZA A “ALDEIA GLOBAL”, EXPRESSÃO USADA POR ALGUNS ESTUDIOSOS PARA CARACTERIZAR O MUNDO ATUAL. PARA ELES HÁ UMA ENORME CIRCULAÇÃO DA INFORMAÇÃO, COMO NUNCA HOUVE NA HISTÓRIA, DE MODO QUE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO SE ENCONTRAM CONECTADOS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO.
MAS EXISTE TAMBÉM O OUTRO LADO DA GLOBALIZAÇÃO. COM A FACILIDADE DA CIRCULAÇÃO DE PESSOAS, MERCADORIAS E INFORMAÇÕES POR TODO O PLANETA, CONSTATAMOS A RÁPIDA DIFUSÃO DE DOENÇAS CONTAGIOSAS.
A GLOBALIZAÇÃO NÃO SE RESTRINGE À ÁREA ECONÔMICA, MAS TAMBÉM SE REFLETE NA CULTURA E NOS HÁBITOS ALIMENTARES.
A EXPANSÃO DO CAPITALISMO E A CONSEQUENTE GLOBALIZAÇÃO IMPRIMEM NOVAS NECESSIDADES NEM SEMPRE REAIS. ASSIM, É IMPORTANTE COMEÇAR A PERCEBER ESSE PROCESSO NO SEU COTIDIANO, PARTINDO DA COMPARAÇÃO ENTRE O QUE VOCÊ REALMENTE TEM NECESSIDADE DE CONSUMIR. ESSA DIFERENÇA É O QUE DISTINGUE CONSUMO DE CONSUMISMO.
A GLOBALIZAÇÃO SE EFETIVA DIFUNDINDO ENTRE OS GRUPOS SOCIAIS HÁBITOS DE CONSUMO QUE SUSTENTAM A PRODUÇÃO DE MERCADORIAS, A EXPANSÃO DAS EMPRESAS E A PROPAGAÇÃO DE UMA CULTURA HOMOGENEIZADA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário