BLOCOS ECONÔMICOS E A ORDEM MULTIPOLAR
A
PARTIR DO INÍCIO DA DÉCADA DE 1970, FORAM ESTABELECIDOS VÁRIOS TRATADOS DE
LIVRE-COMÉRCIO, ENTRE ELES: A UNIÃO EUROPEIA (UE), O ACORDO DE LIVRE-COMÉRCIO
DA AMÉRICA DO NORTE (NAFTA) E A COOPERAÇÃO ECONÔMICA DA ÁSIA E DO PACÍFICO
(APEC).
OUTROS
BLOCOS COM MENOR PODER ECONÔMICO TAMBÉM FORAM FORMADOS: MERCADO COMUM DO SUL
(MERCOSUL), PACTO ANDINO, COMUNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DA ÁFRICA DO SUL
(SADC), ENTRE OUTROS.
ALGUNS
APRESENTAM IMPORTÂNCIA ECONÔMICA MUITO SIGNIFICATIVA NO CENÁRIO MUNDIAL, COMO É
O CASO DO NAFTA, DA UNIÃO EUROPEIA E DA APEC.
A UNIÃO EUROPEIA É O BLOCO ECONÔMICO MAIS ANTIGO. CONTOU INICIALMENTE COM 15 PAÍSES. A PARTIR DE 1993 FICOU ESTABELECIDA A LIVRE CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E MERCADORIAS ENTRE OS PAÍSES MEMBROS. ATUALMENTE ESSE BLOCO É COMPOSTO POR 27 PAÍSES. A PARTIR DE 1999, OS PAÍSES INTEGRANTES DA UNIÃO EUROPEIA ADOTARAM UMA MOEDA ÚNICA, O EURO, QUE ENTROU EM CIRCULAÇÃO SOMENTE EM 2002. ALGUNS PAÍSES DO REINO UNIDO, SUÉCIA E DINAMARCA NÃO ADOTARAM O EURO, AFIRMANDO QUE ISSO SIGNIFICARIA A PERDA DA SOBERANIA NACIONAL.
O NAFTA, BLOCO ECONÔMICO FORMADO POR ESTADOS UNIDOS, MÉXICO E CANADÁ, ENTROU EM VIGOR EM 1994.
A APEC É UM BLOCO ECONÔMICO CRIADO EM 1993. É CONSTITUÍDO POR ESTADOS UNIDOS, JAPÃO, CHINA, TAIWAN, COREIA DO SUL, HONG KONG, CINGAPURA, MALÁSIA, TAILÂNDIA, INDONÉSIA, BRUNEI, FILIPINAS, AUSTRÁLIA, NOVA ZELÂNDIA, PAPUA-NOVA GUINÉ, CANADÁ, MÉXICO, CHILE, FEDERAÇÃO RUSSA, VIETNÃ E PERU.
ENTRE OS BLOCOS REGIONAIS DA AMÉRICA, DESTACA-SE O MERCOSUL, FORMADO INICIALMENTE POR BRASIL, ARGENTINA, PARAGUAI E URUGUAI, EM ACORDO ASSINADO EM 1991, E VENEZUELA, A PARTIR DE 2005. PARTICIPAM COMO ASSOCIADOS: BOLÍVIA E CHILE.
A ALCA É UMA PROPOSTA DE ACORDO DE LIVRE-COMÉRCIO ENTRE OS PAÍSES DA AMÉRICA COM A PRESENÇA DE REPRESENTANTES DE TODOS OS PAÍSES DESTE CONTINENTE, EXCETO CUBA. OS ESTADOS UNIDOS TÊM MOSTRADO INTERESSE NA EFETIVAÇÃO DESSE ACORDO, COM O OBJETIVO DE AUMENTAR SUAS EXPORTAÇÕES E COMERCIALIZAR SEUS PRODUTOS SEM COBRANÇAS DE IMPOSTOS, AMPLIANDO SUA INFLUÊNCIA NA AMÉRICA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário