segunda-feira, 15 de abril de 2013


PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS SÃO FORMAS OU TÉCNICAS DE REPRESENTAR A SUPERFÍCIE TERRESTRE EM MAPAS. É A REPRESENTAÇÃO DE UMA SUPERFÍCIE ESFÉRICA (A TERRA) NUM PLANO (O MAPA).
TODAS AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS  APRESENTAM ALGUM TIPO DE ALTERAÇÕES OU DEFORMAÇÕES, DEVIDO À IMPOSSIBILIDADE DE REPRESENTAR UMA SUPERFÍCIE ESFÉRICA EM UM PAPEL PLANO.

A MAIOR PARTE DAS PROJEÇÕES HOJE EXISTENTES DERIVA DOS TRÊS TIPOS OU MÉTODOS ORIGINAIS: CILÍNDRICAS, CÔNICAS E PLANAS OU AZIMUTAIS.

O MAPA DE MERCATOR É UMA PROJEÇÃO CILÍNDRICA. NESSA REPRESENTAÇÃO É COMO SE UM CILINDRO FOSSE INSERIDO NO ENTORNO DO PLANETA E A PARTIR DAÍ A IMAGEM FOSSE PROJETADA NO PAPEL.

MERCATOR ELABOROU SEU MAPA DETERMINANDO DEFORMAÇÕES CRESCENTES, A PARTIR DA LINHA DO EQUADOR EM RELAÇÃO AOS PÓLOS (QUANTO MAIOR A LATITUDE, MAIOR É A DEFORMAÇÃO).

O HISTORIADOR ALEMÃO ARNO PETERS ELABOROU OUTRA PROJEÇÃO CILÍNDRICA EM 1973. NESSA PROJEÇÃO HÁ DEFORMAÇÃO DOS CONTINENTES NO SENTIDO LESTE-OESTE, FAZENDO COM QUE PAREÇAM MAIS ESTREITOS DO QUE REALMENTE SÃO. 





Nenhum comentário: