segunda-feira, 6 de maio de 2013

COBERTURA VEGETAL E DESERTOS


  Bioma é um conjunto de diferentes ecossistemas, são as comunidades biológicas, organismos da fauna e da flora, como florestas, tundras, desertos, recifes de coral, praias e dunas. 
A intensificação das atividades econômicas foi transformando o espaço e mudando as paisagens. Hoje, grande parte das superfícies originais foi transformada, dando lugar a plantações, pastagens ou outras formas de interferência humana.
Ø  Biomas da Terra:
Floresta Equatorial e Tropical: localizam-se nas áreas de baixa latitude (próximo à linha do Equador). Nessas florestas estão dois terços de todas as espécies animais e vegetais já catalogadas.
 Floresta Temperada: foi bastante devastada pelos seres humanos, sendo substituída, principalmente, pela agricultura. Hoje, essa formação vegetal está restrita a poucos parques e reservas. Encontra-se, em geral, nas latitudes médias dos dois hemisférios, entre os trópicos e os círculos polares. No inverno faz frio e neva com frequência, mas, no verão, em algumas regiões, as temperaturas se elevam acima dos 30°c. Devido ao frio intenso do inverno, muitas árvores perdem suas folhas no outono. Por essa razão, essas florestas são classificadas como decíduas.
 Floresta Boreal ou de coníferas: ocupa uma faixa situada ao sul do Círculo Polar Ártico, tanto na Eurásia quanto na América do Norte, constituindo cerca de 38% das florestas do Planeta. Contém pouca diversidade biológica, na sua maioria formada por árvores de porte mediano, que apresentam adaptações que permitem a sua existência em clima extremamente frio, como as folhas em forma de agulha, o que dificulta a perda de umidade por evapotranspiração. Além disso, são resistentes ao peso da neve que se acumula em seus galhos, formado uma espécie de iglu natural, que serve de abrigo para os animais.
Savanas: ocupa áreas de clima tropical, onde a pluviosidade é menor. A vegetação pode variar de extensos campos de gramíneas, com árvores retorcidas, e matas mais fechadas. A maior extensão de áreas de savana do mundo encontra-se na África, onde é marcante a presença de grandes mamíferos terrestres, como zebras, girafas, elefantes, rinocerontes e leões. No Brasil, esse domínio natural é denominado cerrado e caatinga. 
 Estepes e Pradarias: são vegetações herbáceas fechadas presentes em áreas de clima temperado e que recebem diferentes denominações em diferentes partes do mundo. Na Europa e na Ásia, recebem o nome de “estepe”. Na América do Norte, são chamadas de “pradarias”. Na África do Sul, recebem o nome de “veld”. E, na América do Sul, recebem o nome de “pampa”.
 Vegetação Mediterrânea: vegetação composta por pequenas árvores distanciadas umas das outras. Quase não existem áreas originais desse tipo de composição vegetativa. A vegetação mediterrânea é possível de ser encontrado em pontos isolados da Califórnia (Estados Unidos), Chile, África do Sul e também da Austrália, no entanto, a maior concentração está localizada no sul da Europa. As florestas originais foram substituídas por plantações de oliveira e videiras.
 Vegetação de altitude: Ocorre em elevadas altitudes, sobretudo nas cadeias montanhosas, como os Alpes, a cordilheira Escandinava e os montes Urais, com características semelhantes às de clima frio. Nessas áreas há a presença de gramíneas, musgos e liquens.
Tundra: Situada próximo do pólo norte, recebe pouca luz e pouca chuva, apresentando um clima polar, frio e seco. O solo permanece gelado e coberto de neve durante a maior parte do ano, a vegetação é rasteira, não possui árvores e possui, com abundância, musgos e líquens.
 Deserto: cobrem cerca de 35% da superfície do planeta. sua ocorrência está diretamente relacionada à escassez de chuva. Alguns desertos do mundo: Saara, Kalahari (África), Atacama (Chile), Gobi (China), Arenoso (Austrália), Antártida.

Nenhum comentário: