quinta-feira, 25 de março de 2010

BRASIL POPULAÇÃO 2000



O CENSO DEMOFRÁFICO é uma pesquisa sobre a população que possibilita conhecermos várias informações, tais como o número de habitantes, o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas, entre outras coisas.
Esse estudo é realizado normalmente a cada dez anos. No Brasil, o órgão responsável pelo censo demográfico é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O censo demográfico do ano 2000 registrou em nosso país cerca de 170 milhões de habitantes. Esse total faz do Brasil o quinto país mais POPULOSO do mundo.
Apesar de ter uma população bastante numerosa, o Brasil não está entre os países mais povoados.
Isso ocorre porque nosso país tem uma área bastante extensa, o que resulta numa baixa DENSIDADE DEMOGRÁFICA, isto é, um baixo número de habitantes por quilômetro quadrado.
Para calcularmos a densidade demográfica de uma localidade, dividimos o número de sua população por sua extensão territorial.
A população brasileira está distribuída de maneira desigual pelo território. A consequência disso é que há regiões onde se aglomeram muitas pessoas, e outras em que o número de habitantes é muito pequeno.

Nenhum comentário: