sábado, 6 de novembro de 2010

CENTRO-OESTE: EXPANSÃO DO POVOAMENTO





A partir de meados do século XVII, expedições bandeirantes saíam da vila de São Paulo, próxima do litoral, rumo ao interior do Brasil. Assim, alcançaram as terras do atual Centro-Oeste e ocuparam esse território. 
Essas expedições tinham como meta aprisionar indígenas para o trabalho escravo e também procurar pedras e metais preciosos. A descoberta do ouro na região, no século XVIII, atraiu grande contingente populacional e levou à formação de vários povoados que, com o passar do tempo, transformaram-se em cidades.
Do final do século XIX até meados do século XX, algumas expedições oficiais foram realizadas com o objetivo de diminuir o isolamento do Centro-Oeste em relação às demais regiões do país. Como resultado dessas expedições, algumas cidades foram fundadas e estradas foram abertas.
Uma das grandes expedições para o Centro-Oeste foi comandada pelo Marechal Rondon. Na década de 1940, o então presidente Getúlio Vargas lançou um novo projeto para intensificar a ocupação do Centro-Oeste, que ficou conhecido como a “Marcha para o Oeste”.
Ainda na década de 1940, o governo federal procurou intensificar o povoamento do interior do país, fundando vários núcleos populacionais originários de projetos de colonização no Centro-Oeste. As primeiras áreas de colonização foram em Ceres (Goiás) e Dourados (Mato Grosso do Sul).
 Foi nas décadas de 1960 e 1970, entretanto, que os projetos de colonização se intensificaram. Para atrair os fazendeiros do Sul e do Sudeste para o Centro-Oeste, o governo oferecia alguns incentivos, tais como terras a baixo custo e empréstimos financeiros.
A transferência da capital do país para Brasília, foi outra importante estratégia para integrar o Centro-Oeste ao espaço geográfico nacional. A cidade começou a ser construída em 1957, no governo do presidente Juscelino Kubitschek, e teve a sua inauguração oficializada em 21 de abril de 1960. A construção da nova capital gerou a abertura de estradas e o movimento de várias frentes de migração para a região.
No ano da inauguração, a população da cidade era de aproximadamente 150 mil habitantes. No ano 2000, o censo demográfico do IBGE registrou uma população de mais de 2 milhões de habitantes para a cidade de Brasília. No ano de 2005, esse número era estimado em mais de 2.300.000 habitantes. Esses índices fazem de Brasília a cidade mais populosa do Centro-Oeste.















9 comentários:

Unknown disse...

Esse texto eh muito interessante pró te adoro! Uma tia minha t la no centro oeste! bjs!

Stephani Christ disse...

Queria saber como é feita a divisão agropecuária aqui no brasil

Anônimo disse...

Adorei me ajudou muito no trabalho de geografia!

Unknown disse...

isso concerteza e uma farça pois videos ajudam mais entra em xvideo.com

Unknown disse...

Queria sabe porque brasilia foi considerada como estratégia de integração do centro oeste?

Unknown disse...

Qnsbdbfb

Unknown disse...

mim ajudou muito no trabalho de geografia

Unknown disse...

Pare com isso! Kkkkk

Unknown disse...

Agradeço por ter esse conteúdo maravilhoso, obrigado por Mostar para nós. Me ajudou muito em trabalho para a escola. 👍