sábado, 6 de novembro de 2010

IMPACTOS AMBIENTAIS NO CERRADO E NO PANTANAL

A partir da década de 1960 a expansão da ocupação do Centro-Oeste trouxeram muitas alterações ao ambiente do Cerrado, ameaçando a sua biodiversidade. Os governos investiram na implantação de atividades econômicas, com vistas a promover o desenvolvimento econômico e social da região.
O impacto causado no Cerrado pelas atividades agropecuárias somou-se àquele causado pela exploração mineral e vegetal, pelo crescimento das cidades e pelas queimadas.
As queimadas no Cerrado podem ocorrer de forma espontânea, porque nos períodos de estiagem, a vegetação rasteira fica muito ressecada, com aparência de palha seca, podendo incendiar-se devido ao calor do Sol.
Na maior parte das vezes, no entanto, é o ser humano quem provoca as queimadas para limpar a terra ou renovar as áreas de pastagens.
Assim como acontece nas áreas de Cerrado, o equilíbrio ecológico do Pantanal também vem sendo afetado pela ação humana.
O garimpo, a caça, a pesca, o turismo e a agropecuária, praticados de maneira predatória, além da construção de rodovias e de hidrelétricas, provocam alterações que causam impactos direto sobre a região.
Várias são as consequências: desmatamento, queimadas, poluição das águas por agrotóxicos e pelo mercúrio utilizado nos garimpos, compactação do solo, diminuição ou extinção de espécies animais e vegetais, entre outras.




















5 comentários:

Unknown disse...

igParabéns, gostei muito do seu blog.Ele me ajudou muito no meu trabalho.

Luis Eduardo Sampaio disse...

Valeu ai ajudou na minha tarefa
8)

Unknown disse...

Amei esse texto me ajudou bastante

Unknown disse...

se que senta na cabeça

Unknown disse...

Impactos ambientais no cerrado e no pantanal. Eu gostei muito de fazer essa pesquisa porque ajudou muito no meu trabalho eu amei.