sexta-feira, 3 de junho de 2011

AS NAÇÕES EUROPEIAS I

As Ilhas Britânicas englobam a ilha da Irlanda e a da Grã-Bretanha. É nessas ilhas que estão situados o Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) e a República da Irlanda (Eire). A população da ilhas Britânicas atingiu em 2007 cerca de 65 milhões de habitantes. Só os ingleses respondem, atualmente,por 75,6% desse total.
O Reino Unido é um dos países mais desenvolvidos do mundo. A partir da Revolução Industrial, tornou-se a principal economia do planeta, posição que perderia para os Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial. Diferentemente das outras grandes potências europeias, o Reino Unido não participou da criação da Comunidade Econômica Europeia (CEE) e acabou mantendo relações econômicas basicamente com os Estados Unidos.
O ingresso da Reino Unido na CEE em 1973, a descoberta de novas jazidas de petróleo e gás natural e a reestruturação do parque industrial contribuíram para reorganizar a economia do país. Esses fatos propiciaram-lhe um significativo crescimento econômico. Das nações que compõem o Reino Unido, a principal é a Inglaterra. Sua capital, Londres, com cerca de 8 milhões de habitantes (2005), é a sede do poder político e um dos mais importantes centros financeiros do planeta, junto de Nova Iorque e Tóquio.
País com maior extensão territorial da Europa ocidental, a França ocupa uma posição geográfica privilegiada no continente. O acesso ao Oceano Atlântico, ao mar Mediterrâneo e ao mar do Norte facilita seu comércio e, consequentemente, seu desenvolvimento econômico. Com uma população de cerca de 61,6 milhões de habitantes (em 2007), a França apresentava a 11ª posição no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2005.
Essa nação é considerada centro da cultura e da moda, com destaque para a capital, Paris, cuja região metropolitana concentra mais de 12 milhões de pessoas. O Estado francês teve sua economia arrasada com as duas guerras mundiais. Contudo, a partir de 1945, o país viveu um grande crescimento industrial favorecido pela ajuda estadunidense por meio do Plano Marshall, pela entrada na CEE e pelo crescimento significativo de sua população, o que contribuiu para o aumento do mercado consumidor.
Atualmente a França busca soluções para problemas que atingem não só o país, mas praticamente toda a Europa, como o envelhecimento da população, que acarreta pressões na previdência social. Outra questão é a imigração, responsável por diversas manifestações durante a década de 2000.
Bélgica, Holanda e Luxemburgo formam o bloco conhecido por Benelux. Mesmo tendo territórios pouco extensos, esses países são bem sucedidos do ponto de vista econômico.
Um dos principais problemas enfrentados nesses países refere-se aos imigrantes ilegais. Em 2004, por exemplo, foi aprovada na Holanda uma lei que permitiu a deportação de cerca de 26 mil estrangeiros que buscavam asilo no país.



Nenhum comentário: