terça-feira, 7 de junho de 2011

GEONOTÍCIAS

Erupção de vulcão cancela voos entre Brasil e outros cinco países


Voos entre o Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Peru estão prejudicados nesta terça-feira (7) em razão da nuvem de cinzas do vulcão Puyehue, no Chile, segundo as principais companhias aéreas e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) dos aeroportos internacionais brasileiros.
A companhia aérea TAM informou, em nota, o cancelamento de 32 voos em razão do fechamento dos aeroportos de Buenos Aires (Argentina); da previsão de fechamento do aeroporto de Assunção (Paraguai) na tarde desta terça; e da obstrução das rotas de voo entre Brasil, Montevidéu (Uruguai) e Santiago (Chile), para garantir a segurança dos passageiros.
A empresa aérea GOL cancelou 11 voos com destino a Buenos Aires, provenientes de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre e Santiago, e tambám para estes locais provindos da capital argentina. Todos os voos nos dois aeroportos de Buenos Aires foram cancelados nesta manhã.
A companhia aérea LAN cancelou 15 voos internacionais nesta terça com rotas entre Buenos Aires, Córdoba, Santiago, Montevidéu e Lima. A empresa informou que os passageiros, inclusive os brasileiros, poderão solicitar a troca das passagens sem multa ou requerer a devolução.
Um voo da Lufthansa que partiu de Frankfurt, na Alemanha, com destino a Buenos Aires, pousou nesta manhã no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, como medida de prevenção. A aérea não possui voos diretos de SP para Buenos Aires ou para Santiago.
No Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, a Infraero informou que nove partidas previstas para esta terça foram canceladas: três da Aerolíneas com destino a Buenos Aires, previstas para as 10h45, 14h e 15h35; uma para Santiago (Chile) da TAM, das 8h20, três voos da TAM para Buenos Aires das 8h, 10h40 e 14h20, um voo da GOL das 12h15 para Buenos Aires e um da Lufthansa das 10h para Buenos Aires.
Já a Infraero no Galeão afirmou que foram canceladas nove chegadas previstas: sete voos provenientes de Buenos Aires, um de Montevidéu e um de Córdoba, e 10 partidas, por falta de condições de visibilidade: oito para Buenos Aires, uma para Montevidéu e uma para Santiago. Os destinos são Argentina e Uruguai. Ainda de acordo com a empresa, não há tumulto de passageiros no saguão do Aeroporto Internacional Tom Jobim, por conta do movimento reduzido de baixa temporada.
Na parte da tarde, outro levantamento será feito sobre as condições de voo. No Galeão, as companhias aéreas que fazem rotas para a Argentina são Aerolineas, TAM e GOL.
A Infraero do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, informou que foram canceladas seis chegadas: um voo da Taca proveniente do Peru, com chegada prevista para as 6h; dois voos da Gol, um vindo de Buenos Aires e outro de Córdoba, previstos para as 9h; uma chegada de Buenos Aires da Aerolineas Argentinas, outra da TAM, e um voo provindo de Montevidéu, da Pluna, que chegaria às 14h.
Também foram canceladas três partidas: uma para Buenos Aires da TAM, uma para Montevidéu da GOL, e uma para Buenos Aires das Aerolineas Argentinas.

Providências
A TAM afirma que providenciará alimentação e hotel para os passageiros em trânsito, que serão reacomodados nas próximas opções de voos disponíveis, após a reabertura dos aeroportos.
"Como as condições meteorológicas e a atividade do vulcão estão mudando constantemente, a companhia continuará avaliando a situação para retomar suas operações normais o mais rapidamente possível", diz a aérea em nota.

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-2/artigo/erupcao-de-vulcao-cancela-voos-entre-brasil-e-outros-cinco-paises/?utm_source=direct&utm_medium=iFrame&utm_campaign=iBahia-mashup&cHash=a2c534bb2946de5dfc3ff9024432ee5c

Nenhum comentário: