terça-feira, 19 de junho de 2012

Caixa do FMI está mais rico com dinheiro dos ‘menos ricos’

O caixa do Fundo Monetário está mais forte com os US$ 456 bilhões arrecadados dos países do G20. A contribuição mais inusitada veio dos Brics, o Brasil sendo o “B” da sigla, composta ainda por Rússia, Índia, China e África do Sul. Juntos, eles contribuíram com U$ 83 bilhões.
No ranking das maiores economias do mundo em 2011, o Brasil conseguiu ultrapassar a Inglaterra, chegando ao sexto lugar. China é a segunda, Rússia a nona e Índia tem o décimo maior PIB do planeta.
O interessante da ajuda que o FMI recebe agora dos emergentes está, não só na demonstração de estabilidade econômica dos Brics, mas na revelação da fragilidade institucional, social e financeira dos “mais ricos”, principalmente os países da Europa.
Pelo Índice de Desenvolvimento Humano da ONU de 2011, ainda somos devedores, não da banca internacional, mas da sociedade brasileira. Mesmo tendo melhorado nos últimos anos ocupamos o 84o lugar. Rússia está melhor, na 66a posição. A China, pior que nós, em 101o lugar; e a Índia no 134o lugar do IDH.
Emocionalmente, ver o caixa do FMI reforçado pelo dinheiro dos Brics para salvar os países europeus, pode sim estufar o peito dos brasileiros. Mas que seja rápido e não ofusque a visão sobre as outras estatísticas que ainda nos mantém distantes de uma realidade superior.

6 comentários:

Letícia Neris disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Letícia Neris disse...

eu achei esses materias muito legais achei também que foi bom o brasil poder ter ajudado o fmi isso mostra também que o brasil pode ajuadar em alguma coisa
leticia série nono ano E

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
puers =) disse...

Foi legal, solidariedade acima de tudo pela parte dos "BRICS" em ter ajudado a Europa nesse momento,porém esse dinheiro de tão alto nível, poderia ser investido em: educação e saúde, o que nós brasileiros estamos precisando com urgência, pois essas áreas estão indo de mal a pior, mas como não são investidos nesses itens e vários outros de utilidade populacional com precisão, é melhor está dando do que está no bolso dos políticos corruptos.Ex.: Vários estudantes sem aulas, e os postos de saúde públicos de péssima qualidade.
Laís Pedreira -09ºC

Ana Caroline disse...

Todos os dois textos me ajudaram a entender que o G20 e o FMI são muito importantes para a economia dos países que fazem desses grupos e que a economia é muito importante para a população.Apesar que o "BRICS" ajudou o FMI,que isto é um orgulho para nação brasileira!
Alunas:Ana Caroline e Carolaine
sala:04 turma:8ºC

Diversão Blog do Vinny disse...
Este comentário foi removido pelo autor.