quarta-feira, 28 de novembro de 2012

GUIA DE ESTUDOS PARA A RECUPERAÇÃO - 7ª SÉRIE

1.     Os planisférios podem ser representados orientados tanto para a direção norte, quanto para a direção sul. Como a Terra é elíptica, não existe uma orientação definida para a representação do planeta.

2.     A teoria da Deriva dos Continentes, proposta em 1912 pelo geólogo alemão Alfred Wegener, afirma que há aproximadamente 200 milhões de anos havia na Terra apenas um grande continente, denominado Pangeia. Devido a forças internas, como o tectonismo, essa enorme superfície foi se dividindo até chegar à disposição em que se encontram os continentes atualmente.
As placas tectônicas são grandes porções da crosta terrestre separadas por falhas ou fraturas profundas, que se movimentam sobre o manto.
De acordo às características culturais e históricas a Terra está dividida em 5 continentes: América, África, Europa, Ásia, Oceania e Antártida.

3.     A palavra nação parte sempre do princípio de união entre as pessoas, que pertencem a um determinado grupo e compartilham desse sentimento de pertencimento. São grupos que têm uma identidade comum.
Em geral, as nações estão ligadas a um território e a um Estado, formados historicamente. Porém, nem toda nação tem um Estado e um território.
O Brasil tem seu Estado constituído, o território delimitado e uma nação, formada por sua população, com características comuns, mas também com diversidades próprias dos grupos que a compõem.

4.     De acordo com o IDH os países podem ser classificados dentro de uma variação que vai de 0 a 1.
Quanto mais próximo de zero, significa que o país enfrenta maior quantidade de problemas relacionados à qualidade de vida da população; quanto mais próximo de 1, entende-se que a população apresenta melhores condições de vida.
De acordo com o IDH, os países são classificados em 3 categorias: desenvolvimento humano elevado: 0,800 a 1; desenvolvimento humano médio: 0,500 a 0,799; desenvolvimento humano baixo: menor que 0,500.
O IDH do Brasil em 2011 foi 0,718. Nosso país fica classificado como país com Desenvolvimento Humano Médio.
Na época da Guerra Fria o mundo era dividido em 1º, 2º e 3º Mundo.
O Brasil pertencia ao bloco do 3º Mundo.

5.     São organizações político-econômicas:
1. Grupo dos Oito (G8) - Alemanha, França, Estados Unidos, Reino Unido, Japão e Itália, Canadá e Rússia.
2. Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep);
3. Fundo Monetário Internacional (FMI);
4. Organização Mundial do Comércio (OMC);
5. Banco Mundial;
6. Comunidade Britânica das Nações.

6.     São características do sistema Capitalista:
·         A obtenção do lucro;
·         Utilização de mão-de-obra assalariada;
·      Utilização de moedas, substituindo o sistema de trocas;
·         Existência de um sistema bancário;
·         Propriedade privada dos meios de produção;
·         Divisão da sociedade em classes (burguesia e proletariado).
Atualmente, existe o chamado grupo dos países emergentes ou de industrialização tardia, que engloba alguns países do antigo Terceiro Mundo que apresentam Índices de Desenvolvimento Humano intermediário, um razoável parque industrial e economia dinâmica.
É o caso do México, Coreia do Sul, Turquia, África do Sul e Malásia, por exemplo.
Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, por suas importâncias geopolíticas, estão na liderança desse grupo e são também conhecidos por BRICS, as letras iniciais de cada uma dessas nações.
7.     São países localizados na América Latina: México, Guatemala, Belize, Honduras, Nicarágua, El salvador, Costa Rica, Panamá, Cuba, Jamaica, Bahamas, Haiti, República Dominicana, Porto Rico, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, Guiana Francesa, Equador, Peru, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai, Chile, Argentina.
Os países da América Central são divididos em países continentais e países insulares (ilhas do Caribe).

8.     A África é considerada o berço da humanidade, pois os mais antigos fósseis de hominídeos foram encontrados nesse continente há cerca de 5 milhões de anos.
Esse continente é dividido em dois complexos regionais: a África Setentrional (onde a maior parte da população é árabe) e a África Subsaariana (onde está concentrada a maior parte dos problemas sociais e econômicos do continente).
Na África do Sul, ocorreu o apartheid, uma política de segregação racial, onde os negros não podiam adquirir terras, votar e nem circular livremente pelo território, vivendo em zonas residenciais segregadas.

9.     São países localizados no Oriente Médio: Turquia, Chipre, Líbano, Síria, Israel, Jordânia, Iraque, Irã, Afeganistão, Kuwait, Barein, Catar, Emirados Árabes Unidos, Arábia saudita, Omã, Iêmen.
O árabe é o idioma predominante no Oriente Médio.
A religião predominante é o islamismo.
O Oriente Médio está regionalizado em Oriente Próximo e Golfo Pérsico.
Os judeus e palestinos são povos que se encontram historicamente em conflitos por disputas territoriais e religiosas.

10.           Paquistão, Nepal, Butão, Bangladesh, Sri Lanka e Maldivas são países vizinhos da Índia.
O IDH da Índia apresenta-se como baixo.
A religião predominante na Índia é o hinduísmo.

3 comentários:

Mateus Santos disse...

oi professora oi sou eu mateus santos dos santos eu achei seu blog muito bom muito interessante ja imprimi o guia xau mateus

Mateus Santos disse...

e muito bom muito bom mesmo eu nao falei so isso pra senhora me aprovar nao e por que o blog e muito bom mesmo

Mateus Santos disse...

ja vou espalhar para todos que tem duvidas em geografia