quarta-feira, 28 de novembro de 2012

GUIA DE ESTUDOS PARA A RECUPERAÇÃO - 8ª SÉRIE

1.      A velha ordem mundial é caracterizada pela Guerra Fria, pela bipolaridade e pela divisão dos países do globo em 1º, 2º e 3º Mundo.
A nova ordem mundial caracteriza-se pela ordem multipolar e pela divisão dos países do globo em Países do Norte e Países do Sul.
Nessa nova ordem mundial surgem os blocos econômicos, caracterizados pela união de países e acordos econômicos entre eles.
Alguns blocos econômicos: União Europeia (UE), Acordo de Livre-comércio da América do Norte (NAFTA), Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC), Mercado Comum do Sul (MERCOSUL), Pacto Andino, Comunidade para o Desenvolvimento da África do Sul (SADC), Mercado Comum Centro Americano (MCCA), Comunidade dos Estados Independentes (CEI).
A União Europeia é o bloco econômico mais antigo, há a livre circulação de pessoas e a moeda única adotada por alguns países membros.
O NAFTA é um bloco econômico constituído pelo México, Canadá e
Estados Unidos.
O Mercosul é um bloco econômico constituído pelo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia e Chile. Esses dois últimos países participam apenas como associados.
A ALCA (Área de Livre-Comércio das Américas) é um bloco econômico que ainda não se efetivou; proposto pelos Estados Unidos seria constituído por todos os países do continente americano.
A globalização constitui-se na integração econômica, cultural e social dos países do mundo.
Pontos positivos da globalização: a circulação de pessoas, informações, capital e produtos no espaço geográfico.
Pontos negativos da globalização: a exclusão social, a circulação de doenças contagiosas, a homogeneização cultural dos espaços, o aumento do consumo etc.

2.     O mundo encontra-se regionalizado em Países do Norte (desenvolvidos) e Países do Sul (subdesenvolvidos), seguindo como base o critério econômico. A linha divisória para a regionalização do mundo não obedece ao marco divisório da Linha do Equador, pois esta divide o mundo geograficamente em Hemisfério Norte e Hemisfério Sul. Como a divisão do mundo em Países do Norte e Países do Sul é uma divisão econômica, os países (ricos e pobres) podem estar localizados geograficamente nos hemisférios norte ou sul do planeta.
São países do Norte: Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Japão, Alemanha, Rússia, Austrália, etc.
São países do Sul: Brasil, México, China, Índia, África do Sul, etc.

3.     A América Anglo-Saxônica é uma regionalização que tem como base os aspectos econômicos e culturais. Os países da América Anglo-Saxônica são: Canadá e Estados Unidos.
A América do Norte é uma regionalização que tem como base os aspectos físicos do continente. Os países da América do Norte são: Canadá, Estados Unidos, México e Groenlândia.
A principal diferença entre a América Anglo-Saxônica e a América do Norte são os critérios estabelecidos para ambas as regionalizações.
Os Estados Unidos, maior economia do planeta, é considerado um país imperialista, pois domina o mundo cultural, política e economicamente.

4.     Os governantes europeus têm se preocupado com a composição da população do continente, pois há baixa natalidade e a população está envelhecendo. Dessa forma poderá haver uma escassez de população jovem para ingressar no mercado de trabalho e aumento da população idosa e consequentemente gastos com a previdência social.
Entre os séculos XV e XIX, a Europa foi um continente de emigração (saída). Atualmente, a Europa é um continente de imigrantes (entrada). Um dos principais problemas relacionados à imigração são os movimentos xenofóbicos promovidos por grupos neonazistas.
Até a Segunda Guerra Mundial, o continente europeu manteve a hegemonia econômica do mundo. O processo de descolonização e a participação de alguns países europeus nas duas guerras mundiais foram os principais fatores que abalaram a hegemonia econômica desse continente.
A partir de então os Estados Unidos emergiram como a maior potência econômica mundial. Para reagir diante desse quadro, alguns países europeus decidiram integrar suas economias através da formação de um Bloco Econômico.

5.     A União Europeia é um Bloco Econômico onde um dos acordos é a adoção de uma única moeda entre os países membros: o euro. Os únicos países que não adotaram o euro como moeda de troca foram: Reino Unido, Suécia e Dinamarca.

6.     Com o fim da Guerra Fria a URSS se desmembrou, surgindo daí 15 repúblicas independentes: Estônia, Letônia, Lituânia, Belarus, Moldávia, Ucrânia, Geórgia, Armênia, Azerbaijão, Casaquistão, Usbequistão, Turcomequistão, Quirguízia, Tadjiquistão, Rússia.
      A Rússia lidera o BRICS (grupo dos países emergentes) junto com mais quatro países: Brasil, Índia, China e África do Sul.
      Os países dos Bálcãs localizam-se a sudeste da Europa. São denominados dessa forma, pois o termo Bálcãs de origem turca que significa montanha faz referência à cordilheira dos Bálcãs, que se estende do leste da Sérvia até ao mar Negro.
     Os países do Bálcãs são: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Kosovo, Macedônia, Romênia, Bulgária, Albânia.
     A Rússia, cujo nome oficial é Federação Russa, tem como capital a cidade de Moscou, possui 11 fusos horários devido a sua grande extensão territorial (maior país do mundo) e integra a CEI (Comunidade dos Estados Independentes).
     Por conta da sua grande extensão territorial ocupa terras na Ásia e na Europa. A parte europeia da Rússia localiza-se a oeste dos montes Urais e a parte asiática localiza-se a leste dos montes Urais.

7.     O Japão é um arquipélago localizado na Ásia Oriental, no Oceano Pacífico, cuja capital é a cidade de Tóquio e as suas principais ilhas são: Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku.

8.     A Oceania é um continente localizado no Hemisfério Sul do planeta, no Oceano Pacífico, possui um conjunto de ilhas entre as quais se destacam a Melanésia, a Micronésia e a Polinésia. Os principais países desse continente são: Austrália, Nova Zelândia e Papua Nova Guiné.
A Oceania foi colonizada pelos ingleses.

Nenhum comentário: