sexta-feira, 11 de julho de 2008

AS MESO E MICRORREGIÕES DO ESTADO DA BAHIA




O estado da Bahia está dividido em sete mesorregiões. Esta divisão foi feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 1990). Cada uma das mesorregiões baianas divide-se em microrregiões.
As mesorregiões constituem grandes regiões do estado, que foram determinadas tendo como critério três aspectos: as semelhanças naturais, sociais e as relações entre seus habitantes e a natureza.
As mesorregiões divergem umas das outras pela posição geográfica, pelos aspectos naturais, pelo número de municípios, pelo número de habitantes, pelas atividades econômicas, entre outros aspectos.
As microrregiões são subdivisões das mesorregiões, que reúnem certo número de municípios, sendo um deles o município-sede. O município-sede geralmente é o mais populoso ou de maior desenvolvimento econômico, sendo muito procurado pelos habitantes da região por apresentar uma diversidade de serviços. Esses municípios comumente são servidos pelas melhores estradas da região e oferecem maior opção de transporte coletivo urbano e interurbano.
As mesorregiões Geográficas do estado da Bahia são: Extremo Oeste Baiano Vale Sanfranciscano da Bahia, Centro Norte Baiano, Nordeste Baiano, Metropolitana de Salvador, Centro Sul Baiano e o Sul Baiano.
Cada mesorregião reúne as microrregiões:
• Extremo Oeste Baiano – Barreiras, Cotegipe e Santa Maria da Vitória;
• Vale Sanfranciscano da Bahia – Barra, Bom Jesus da Lapa, Juazeiro e Paulo Afonso;
• Centro Norte Baiano – Feira de Santana, Irecê, Itaberaba, Jacobina e Senhor do Bonfim;
• Nordeste Baiano – Alagoinhas, Entre Rios, Euclides da Cunha, Jeremoabo, Ribeira do Pombal e Serrinha;
• Metropolitana de Salvador – Catu, Santo Antônio de Jesus e Salvador;
• Centro Sul Baiano – Boquira, Brumado, Guanambi, Itapetinga, Jequié, Livramento de Nossa Senhora, Seabra e Vitória da Conquista;
• Sul Baiano – Valença, Ilhéus-Itabuna e Porto Seguro.
O estado é composto, atualmente, por 417 municípios, segundo dados da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI-2000), com extensões territoriais diversificadas; o maior município do estado é Formosa do Rio Preto, no Extremo Oeste Baiano, com 16.514 km² e o menor município é Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, com 11 km².

Nenhum comentário: