sexta-feira, 11 de julho de 2008

ASPECTOS GERAIS DO ESTADO DA BAHIA




A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil.
O estado está situado ao sul da região Nordeste e é o estado que mais faz divisa com outras unidades da Federação.
O estado da Bahia limita-se a leste com o Oceano Atlântico, a oeste com os estados de Goiás e Tocantins, a norte com os estados do Piauí e Pernambuco, a sul com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo e a nordeste com os estados de Sergipe e Alagoas.
O estado baiano ocupa uma área de 567.295 km², sendo pouco maior que a França.
É o quarto estado brasileiro em população, segundo dados do último censo demográfico oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2000), com um contingente superior a 12.993.011 habitantes, superado apenas por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Em relação à região Nordeste, o estado da Bahia é o primeiro em população (aproximadamente 12.993.011), segundo censo do IBGE, 2000, seguido dos estados de Pernambuco, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Tem como capital, a cidade de Salvador. As principais cidades, além da capital são: Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Camaçari, Jequié, Lauro de Freitas, Alagoinhas, Barreiras, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Simões Filho e Paulo Afonso.
É o estado brasileiro com maior número relativo de negros e mulatos e o que possui maior influência da cultura africana: a música, culinária, religião e o modo de vida de sua população apresentam grande contribuição dos escravos africanos.

FONTE:
SILVA, Bárbara-Christine. Nentwig. [et al] Atlas Escolar Bahia: espaço geo-histórico e cultural. 2. ed. Grafset. João Pessoa, 2004. p. 12-97.
Geografia da Bahia Disponível em: http://www.bahiaemfoco.com/bahia/geografia.html Acesso em: 18. mai. 2008

Nenhum comentário: