domingo, 7 de abril de 2013

A TECNOLOGIA E O ESPAÇO GEOGRÁFICO



O espaço geográfico resulta das transformações provocadas pelo trabalho humano. 
Os equipamentos utilizados em cada período histórico resultam do aperfeiçoamento tecnológico realizado pelo ser humano.
A tecnologia pode ser definida como o conjunto de técnicas e conhecimentos desenvolvidos para aprimorar a maneira como fazemos as coisas. O emprego da tecnologia promoveu transformações nas relações sociais e também nas relações entre a sociedade e a natureza.
À medida que o ser humano aperfeiçoou as ferramentas de trabalho e os meios de transporte, o espaço tornou-se mais conhecido e pôde ser mais transformado.
Em cada período histórico, os seres humanos desenvolveram ferramentas que facilitaram a realização das suas tarefas. À medida que o ser humano desenvolveu novas ferramentas, foi possível ampliar o domínio sobre o espaço geográfico.
No período em que a agricultura predominava como principal atividade humana (até meados do século XII), o espaço dominado pelo ser humano era restrito, limitando-se ao domínio onde vivia. Esse era o meio natural, onde predominavam os aspectos naturais e as mudanças promovidas pelos seres humanos eram pequenas. 
O período manufatureiro trouxe uma nova organização ao espaço mundial. Com o aumento do comércio, o processo de produção foi aprimorado. 
O aperfeiçoamento da tecnologia e a substituição da energia a vapor por outras fontes como a eletricidade e o petróleo caracterizaram a Segunda Revolução Industrial no século XIX. A ação humana sobre o meio natural passou a predominar. Toda essa revolução tecnológica influenciou uma nova organização do espaço geográfico. 
A partir de 1945, com a aceleração do avanço tecnológico e o aperfeiçoamento das redes de comunicação, teve início o período técnico-científico informacional. Estamos vivendo um período em que há grande ênfase nas comunicações e no fluxo de informações.

Nenhum comentário: