terça-feira, 9 de abril de 2013


O MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO INFORMACIONAL E SUAS CARACTERÍSTICAS


UMA DAS REALIDADES MAIS EXTRAORDINÁRIAS DO MUNDO ATUAL É A VELOCIDADE COM QUE SÃO TRANSMITIDAS INFORMAÇÕES ENTRE DIFERENTES LUGARES, QUER ESTEJAM PRÓXIMOS QUER DISTANTES FAZENDO DELES LUGARES MUNDIAIS.
A COMUNICAÇÃO E A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES OCORREM INSTANTANEAMENTE, NO CHAMADO TEMPO ZERO. ISSO SEM FALAR QUE ESSAS INFORMAÇÕES PODEM CHEGAR, AO MESMO TEMPO, EM VÁRIOS LUGARES. VELOCIDADE, INSTANTANEIDADE, SIMULTANEIDADE SÃO CARACTERÍSTICAS DO QUE CHAMAMOS DE MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO INFORMACIONAL.
O SURGIMENTO DAS ESTRADAS DE FERRO, DO AUTOMÓVEL, DO TELEFONE, DO RÁDIO, DO AVIÃO E DA TELEVISÃO PERMITIRAM AS INTEGRAÇÕES TERRITORIAIS QUEBRANDO AS BARREIRAS FÍSICAS PARA O TRANSPORTE E A CIRCULAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS, BENS PRODUZIDOS, PESSOAS, IDÉIAS, DECISÕES E CAPITAL. 
ATUALMENTE, POR MEIO DE ANTENAS PARABÓLICAS, SATÉLITES, TELEFONES FIXOS E CELULARES, RÁDIO E INTERNET, PODEMOS ENTRAR EM CONTATO COM PESSOAS DO MUNDO TODO, APRENDER COISAS NOVAS, ASSISTIR A ACONTECIMENTOS DO MUNDO.
À MEDIDA QUE A SOCIEDADE CONHECE E DOMINA O ESPAÇO, MAIS O TRANSFORMA, MAIS MODIFICA HÁBITOS E COSTUMES E TAMBÉM SUA RELAÇÃO COM O MEIO. A CIRCULAÇÃO É RESPONSÁVEL DIRETAMENTE PELA TRANSFORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO MUNDIAL.

Um comentário:

Jandeson Ferreira disse...

Bom Dia!
Seu blogger é muito bom esses resumos são melhores que o estudo pelo livro se todos professores tivessem um blogger para colocar o resumo das aulas seria muito bom!
Tenha um Bom Dia!