segunda-feira, 8 de abril de 2013


REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DO MUNDO

Como a Terra é elíptica, isto é, uma esfera achatada nos polos, e não está apoiada em nada, não podemos afirmar que existe em cima ou em baixo. Portanto, ao representar a Terra em um plano, como nos mapas, os cartógrafos podem utilizar diferentes formas de orientação: para o Norte, para o sul, para o Leste, para o Oeste.
Praticamente quase todos os povos fizeram representações do mundo, utilizando símbolos importantes para as suas comunidades.
O crescimento do mercantilismo, o aperfeiçoamento da navegação e de instrumentos de orientação (como o astrolábio) e a necessidade crescente de mapas mais precisos para navegação e domínio de novas terras estimularam o aprimoramento de técnicas de representações cartográficas.
Em 1569, o cartógrafo e matemático belga Gehard Kremer (1512-1549), de codinome Mercator, confeccionou um mapa-múndi com base em uma nova projeção.
A projeção feita por Mercator é utilizada até os dias atuais. Em virtude de sua obra, Mercator foi considerado o pai da Cartografia moderna.

Nenhum comentário: