sexta-feira, 11 de julho de 2008

ASPECTOS GEOGRÁFICOS E CULTURAIS DA CIDADE DE SALVADOR




A cidade de salvador possui um clima tropical predominantemente quente, com chuvas no inverno e verão. A brisa oriunda do Oceano Atlântico deixa agradável a temperatura da cidade mesmo nos dias mais quentes. Salvador possui famosas praias, como as de Itapuã, dos Artistas e do Porto da Barra. As praias da cidade atraem tanto habitantes locais como turistas, principalmente devido à temperatura agradável da água. Algumas praias possuem restaurantes típicos na própria areia (barracas de praia), onde se preparam frutos do mar e bebidas diversas. Além disto, é comum encontrar tabuleiros de baianas, onde é possível provar um acarajé.
Salvador é a cidade com o maior número de descendentes de africanos no mundo, seguida por Nova York. Os negros iorubanos e nagôs estabeleceram uma rica cultura nas terras da Baía de Todos os Santos. Pois que tinham religião própria, o candomblé; música própria, a chula, o lundu; dança própria, praticada no samba de roda; culinária própria, que deu origem à culinária baiana, inventando diversos pratos com base no azeite-de-dendê e leite de coco (tudo com muita farinha-de-guerra dos índios tupinambás e tapuias), e sobremesas, desenvolvendo o que veio de Portugal; luta própria, a capoeira, e o maculelê; vestimenta própria, aliando às já tradicionais indumentárias africanas às fazendas (tecidos) portugueses; e uma mistura de línguas, mesclando iorubá com português.
A cidade é um importante destino turístico do país. Quanto ao turismo internacional, fica atrás apenas do Rio de Janeiro em procura. O interesse pela cidade se dá pela beleza do seu conjunto arquitetônico e da cultura local (música, culinária e religião). O Mercado Modelo é o ponto escolhido por muitos turistas para comprar lembranças da Bahia. No seu porão - que atualmente é aberto à visitação - ficavam os escravos vindos da África enquanto aguardavam serem leiloados. Entre os seus pontos turísticos mais conhecidos estão: o Elevador Lacerda, o Pelourinho, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, o Farol da Barra, o Parque das Dunas, onde se encontra a Lagoa do Abaeté, a Ponta de Humaitá, o Farol de Itapuã, o Alto de Ondina, onde se encontra o Jardim Zoológico, a Marina da Penha, na Ribeira, o Solar do Unhão, aonde se encontra o Museu de Arte Moderna da Bahia, o Dique do Tororó, o Parque da Cidade, o Parque Metropolitano de Pituaçu, entre outros.
Outro grande atrativo da cidade é o seu Carnaval, considerado a maior festa popular do mundo (o Guinness Book, em 2004, registrou o carnaval da Bahia como sendo o maior do mundo). Existem três formas de aproveitar o carnaval baiano, uma é associar-se a um dos blocos carnavalescos que são puxados por trios elétricos e isolados da multidão por uma corda. Muitos argumentam que isto termina por privatizar o espaço público, e de que essa forma de aproveitar o carnaval só é acessível àqueles com alto poder aquisitivo, pois para adquirir um abadá é preciso desembolsar, em média, oitocentos reais. A segunda forma é ficar nos camarotes que estão distribuídos por todo o percurso da folia. Essa forma de pular carnaval só é acessível para quem tem ainda mais dinheiro, preferindo assistir a festa do alto, em confortáveis camarotes. A terceira é aproveitar a festa na conhecida "pipoca", que são os foliões de rua que acompanham os trios elétricos fora das cordas de isolamento, protegidas pelos cordeiros. Estas áreas de isolamento, apropriadas por empresas privadas, tomam conta de praticamente todo o espaço público.

14 comentários:

Dani disse...

Já escolheu seu destino e ainda não tem hotel? Acesse o site www.rbhpraias.com.br e confira as promoções e indicações de hotéis e serviços e consulte sua passagem aérea.
Fácil, prático e seguro!

Unknown disse...

gostei do blog e toda minha familia tmb amostrei aos meus pais e eles adoraram parabéns seu blog professora ta um sucesso !

Daísa disse...

Ai professora esse seu blog e mara ja fiz o dever super legal........
bjs

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

pro sou sidney sala 4 de tarde que pediu o orkut de sua filha pro posso fazer uma pergunta?
a senhora deixa sua filha namorar na porta?
e se ela quiser meu orkut ai:sidney2007@click21.com.br e meu msn ai:sidneypovac@HOTMAIL.COM SÓ VALEU PRÓ MANDA ELA ADD AI EU FICO ONLINE DIRETO BJS E GOSTEI MUITO DE SUA FILHA XAUUUU...[sPs]

Daísa disse...

professora sou eu daisa da sala 4
Assenhora pode botar o mapa do brasil complexos regionais
valeu

Unknown disse...

feeeeeee! é alef armandina sala 4 de tarde seu amor rsrsrsrsrs pro bota ai um poema sobre a vida do negro escravo no Brasil

Unknown disse...

valeu te amo D++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

oi professora sou marta da sala 04 a senhora tem msn se tiver me der por favor ahh nao entendi o trabalho numero 03 bjjjjjjjjj...

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Daísa disse...

Gosta de crepusculo clik nesse link;http://sagacrepusculoisa.blogspot.com/

Unknown disse...

VhcGdbdbdx cm v dvhxhbgf dvdicd e é e é E sse e é e refere fbdhdhgdbbjr

Unknown disse...

Hnunhngnmi t g t g g g g tu t g g g g g d tu H gg t g g