sexta-feira, 11 de julho de 2008

ASPECTOS SÓCIOAMBIENTAIS E ECONÔMICOS DO ESTADO DA BAHIA




O estado baiano apresenta diversos problemas socioambientais, entre eles destacam-se: a poluição dos cursos d’água; a ocupação desordenada das encostas; a remoção da vegetação das encostas, provocando deslizamento de terra; o lixo urbano; a proliferação de doenças ligadas ao comportamento ambiental; o assoreamento do leito dos rios; a falta de saneamento básico; a falta de serviço médico-hospitalar; a deficiência dos transportes urbanos; a falta de segurança e a violência urbana; o desemprego; a má distribuição de renda que gera a pobreza e a miséria; a precariedade no sistema habitacional, sobretudo nas áreas urbanas e de perspectiva de grande parte população, a hipertrofia do setor terciário organizado; a expansão da economia informal, entre outros.
O litoral baiano abriga a maior parte da população, principalmente os centros urbanos, o que vem propiciar grandes contrastes sociais e econômicos entre os habitantes do estado baiano.
O estado possui uma industrialização geograficamente concentrada no recôncavo baiano (entorno da baía de Todos os Santos) que abrange o Centro Industrial de Aratu (CIA) e o Pólo Petroquímico de Camaçari, fator determinante para a migração da população de várias localidades do estado para a região do recôncavo baiano.
A população do estado baiano é basicamente urbana. A população economicamente ativa registra maior percentual no setor terciário, sobretudo nos grandes centros urbanos, onde paralelo, se amplia uma economia informal e totalmente desestruturada.
Segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2000), a composição da população economicamente ativa do estado da Bahia nos Setores Econômicos (primário, secundário e terciário) se organiza nos anos de 1960, 1980 e 1997, da seguinte forma:
No ano de 1960, 40% da população economicamente ativa encontrava-se inserida no setor primário, enquanto 12% encontravam-se no setor secundário e 48% no setor terciário.
Em 1980, 16% da população economicamente ativa atuavam no setor primário, enquanto 32% compunham o setor secundário e 52% no setor terciário.
No ano de 1997, 10% da população atuavam no setor primário, seguido de 36% no setor secundário e 54% no setor terciário.
Esses dados comprovam o crescimento da ocupação do setor terciário por parte da população economicamente ativa do estado baiano, principalmente nas áreas urbana.

Um comentário:

Paulo disse...

Ola profa, ótimo seu blog e de capital importancia para quem deseja ter um conhecimento a mais do nosso estado bahiano.
Grato pela iniciativa e para atender ainda melhor, nós seus leitores, gostaria que voce atualizasse os novos dados do IBGE.
obrigado pela atençao.
att. Paulo Vitor

profvitorfilo@gmail.com