sábado, 5 de junho de 2010

A FORMAÇÃO HISTÓRICA DO CONTINENTE AMERICANO

Quando chegaram à América, os europeus encontraram inúmeros povos que ocupavam o continente há milhares de anos. Esses povos estavam distribuídos por todo o território e apresentavam diferentes formas de organização social e econômica. A maioria das populações nativas da América vivia da caça, da pesca, da coleta de frutos e vegetais e da agricultura. No entanto, as civilizações inca, maia e asteca diferenciavam-se por apresentar organização social complexa. Com economia baseada na agricultura, essas três civilizações organizavam-se em cidades onde o comércio era estruturado. Dominavam também conhecimentos de arquitetura, matemática, astronomia e técnicas de fundição do ouro e da prata.
A partir do século XVI, as potências européias, principalmente Espanha, Portugal e Inglaterra, direcionaram suas conquistas territoriais para a América com interesse em extrair recursos naturais. Muitas das populações aborígenes que viviam no continente americano foram exterminadas por causa das guerras pela posse da terra e das doenças resultantes do contato com os conquistadores.
No século XVIII, o continente americano já estava completamente distribuído entre as principais potências européias da época.
A partir do século XVI e ao longo dos próximos séculos, a população nativa do continente americano miscigenou-se com o europeu, com os africanos e com os imigrantes asiáticos. Esse grupo de pessoas construiu diversas sociedades, com costumes e identidades próprias, de norte a sul do contionente.
Sob o nome de América Latina foram inicialmente agrupadas as sociedades em que a língua dominante tem origem no latim, como é o caso do português e do espanhol, principais povos colonizadores da América continental. A expressão América Latina, contudo, refere-se também a países onde se fala inglês, como a Jamaica, ou holandês, como o Suriname. Isso acontece porque o critério passou a levar em conta outros aspectos, tais como: predominância da religião católica e desequilíbrio das condições socioeconômicas da população, com muitos habitantes vivendo abaixo da linha da pobreza.  Os países da América Latina pertencem ao grupo dos subdesenvolvidos.
A América Anglo-Saxônica é formada pelos dois países mais ricos e desenvolvidos do continente: os Estados Unidos da América e o Canadá. O nome América Anglo-Saxônica se deve ao fato de esses países terem sido colonizados principalmente pela Inglaterra. Porém, essa enorme área da América do Norte também recebeu influência de outros povos europeus.











24 comentários:

Unknown disse...

noo ou DA HORAAA aprendi muito e tirei DEZ no trabalho muito bom
o site DEUS abençoe cs aer

Caixa de Segredos disse...

gostei;;;

Loloh disse...

Nossa, muito bom, parabéns, adorei, ganhei nota e aprendi bastante. Valeeu.

Sandy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sandy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
colheita feliz hacker disse...

amei pois me ajudou muito em meus estudos pois consegui tirar 10 na prova e a professora ficou feliz obrigado denise anjos

Jenethe disse...

Ajudou mas poderia ser mais completo, pena que é uma das únicas opções que estão disponíveis por ai -.- enfim poderia ser maior o texto também achei alguns erros de português desculpe mas é minha opinião poderia ser melhor... beijos ^-^ kona-chan :P

Jenethe disse...

... enfim já vi muitos melhores... comparados a esse foi uma merda ^-^ Gosto de textos grandes e bem projetados... desculpe complicar sua vida inútil mas é isso '-'. kona-chan :P

Unknown disse...

essa Jeneth, n sabe nd msm
obr denise, vc pelo menos teve a intenção de nos ajudar!!!
e com certeza ajudou muitos!!

Daiane Almeida disse...

Janethe, reclame menos e colabore mais. Foi uma ótima contribuição, estava mesmo precisando de algo mais simples para explicar para os meus alunos, afinal o que aprendemos na faculdade é muito mais complexo, a minha dificuldade em dar aula para o fundamental está sendo justamente essa, pegar esses conteúdos mais densos e adaptar para uma linguagem mais apropriada, o livro didático não ajuda muito pois esses assuntos vem compartimentados sem contexto.

teste disse...

Meu Deus, achei que educação desse país estava melhorando, mas vi que não está. Aprendi o conteúdo desse texto na 6º série do fundamental em três aulas de história, e me indignei com os comentários de alguns dizendo ter tirado nota 10 com esse resumão.

Na minha época não tinha-mos os recursos da internet, tinhamos de ir até a biblioteca e pesquisar em diversos livros e formatar uma ideia e colocar repassar essa ideia para o papel.

Acho que um trabalho escolar poderia ser digno de uma nota 10 se os autores do trabalho pesquisa em vários sites e dai formatassem uma idéia e apartir dai transcrevia um texto.

Abraços, perco o meu tempo relatando isso, porque acredito que essa geração é quem vai mudar esse país.

Unknown disse...

qualquer dia eu t dou um dicionario

Desabafo disse...

Parabéns à professora me deu nota muito bom

Unknown disse...

Ótimo site e otimo conteúdo espero que ele me ajude

Unknown disse...

Ótimo site e otimo conteúdo espero que ele me ajude

Unknown disse...

eu achei muito bom, mais é muito resumido, e também está tudo igual ao meu livro, porem o do meu livro ainda está maior e mais bem explicado

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aldnete disse...

É justamente por isso que é um resumo. Quer algo mais completo vai ler um livro de história inteiro.

Unknown disse...

oi

Unknown disse...

oi

Unknown disse...

Oooooo

Unknown disse...

Esse texto ajudou eu muito à entender

Unknown disse...

Muito. Bom isso app unknown

Unknown disse...

Cara deixa de ser ignorante, esse texto é um resumo exemplar que qualquer um poderia fazer igual, revés todos os fatos ocorridos chegaria apenas a um resultado de ocorrências históricas, a não ser que em vez de resumir produzisse um livro pra contar detalhe por detalhe.

Mas é isso, tô na física quântica hoje em dia graças a internet, algo que você não poderia nem estar capacitado com tamanha ignorância de obter informações, adeus.