terça-feira, 8 de junho de 2010

REGIÃONORTE ASPECTOS FÍSICOS



Com uma superfície de 3.853.327 km², a Região Norte, definida pelo IBGE, corresponde a quase metade do território brasileiro.
A Região Norte é formada pelos estados do AMAZONAS (AM), AMAPÁ (AP), ACRE (AC), TOCANTINS (TO), RONDÔNIA (RO), RORAIMA (RR) e PARÁ (PA).
A AMAZÔNIA ultrapassa os limites de quase todos esses estados, e até as fronteiras nacionais. O termo AMAZÔNIA designa uma imensa região natural da América do Sul, conhecida como AMAZÔNIA CONTINENTAL. A outra delimitação da Amazônia foi criada pelo governo brasileiro: a AMAZÔNIA LEGAL.
A Região Norte não é sinônimo de Amazônia. Grande parte da paisagem dessa região, no entanto, é marcada pela presença da Floresta Amazônica e da rede de rios que a banham.
Na Região Norte há um predomínio da Floresta Amazônica. Nela encontramos MATAS DE INUNDAÇÃO e MATAS DE TERRA FIRME.
As MATAS DE INUNDAÇÃO, localizadas em áreas sujeitas a inundações, dividem-se em: MATAS DE IGAPÓ e MATAS DE VÁRZEA.
As MATAS DE IGAPÓ situam-se junto aos rios, em áreas constantemente alagadas. Encontram-se nelas plantas aquáticas, como a vitória-régia.
As MATAS DE VÁRZEA encontram-se em solos alagados apenas em períodos de cheias dos rios. Nelas, são comuns árvores de grande porte, como o cacaueiro e a seringueira.
Na maior parte da Floresta Amazônica predominam as MATAS DE TERRA FIRME, localizadas nas áreas de altitudes mais elevadas da região e que, por isso, estão livres das inundações dos rios. As árvores são bastante altas e a junção de suas copas dificulta a entrada da luz do Sol, tornando o ambiente escuro e úmido. Entre a vegetação de terra firme aparecem outras formações, como a CAMPINARANA, formada principalmente por gramíneas e o CERRADO, formação mais aberta que as florestas. É importante destacar também a presença de MANGUEZAIS, que se desenvolvem em áreas de contato entre os ambientes marítimo e fluvial, principalmente no litoral dos estados do Pará e do Amapá.
Além da presença da floresta, outra característica marcante da Região Norte é a existência de uma extensa e volumosa bacia hidrográfica: a BACIA DO RIO AMAZONAS. Uma BACIA HIDROGRÁFICA, é o conjunto de terras banhadas por um rio principal e seus afluentes.
O clima que predomina na maior parte da Região Norte é o EQUATORIAL ÚMIDO, caracterizado por:
1. Elevados índices de pluviosidade;
2. Temperaturas elevadas.
A Região Norte é muito bem servida de rios, que são utilizados pela população para o abastecimento de água, as diversas atividades econômicas, como a pesca e a agricultura, e o transporte de pessoas e mercadorias.
O relevo da Região Norte é caracterizado, na sua maior parte, por baixas altitudes. No entanto, a região conta com serras, ao norte e ao sul, nos estados de Rondônia, Pará e Tocantins.
É também na Região Norte que se encontra o ponto mais alto do território brasileiro.
Com 2.994m de altitude, o Pico da Neblina se localiza na fronteira entre o Brasil e a Venezuela.




















Um comentário:

Unknown disse...

Nenhum comentário a fazer