terça-feira, 26 de outubro de 2010

REGIÃO CENTRO-OESTE ASPECTOS FÍSICOS

A Região Centro-Oeste é assim constituída:
Distrito Federal
Goiás (Goiânia)
Mato Grosso (Cuiabá)
Mato Grosso do Sul (Campo Grande).
A maior parte da vegetação original que cobria a Região Centro-Oeste foi retirada. Nela atualmente predominam áreas antrópicas. A Mata Atlântica, que cobria áreas do estado de Goiás e Mato Grosso do Sul, foi a formação vegetal mais devastada na região.
Na Floresta Amazônica, no norte do Mato Grosso, comparativamente houve maior nível de preservação. Contudo, nas últimas décadas, com o aumento de áreas ocupadas na Amazônia, avançou a devastação.
Anteriormente, o Cerrado ocupava grandes extensões dos três estados da Região Centro-Oeste. Na atualidade, as espécies do Cerrado são as que mais sofrem com as alterações causadas pelo desenvolvimento das atividades agropecuárias.
 No Centro-Oeste encontramos, ainda, o Complexo do Pantanal. Trata-se de um ambiente em que a formação vegetal é composta por trechos de Cerrado, Campos e Florestas Tropicais, além de variadas espécies aquáticas.
 Esse complexo corresponde a uma vasta planície inundável, ocupando áreas do sudoeste do Mato Grosso, oeste do Mato Grosso do Sul, além de terras da Bolívia e do Paraguai.
Na Região Centro-Oeste, a Floresta Amazônica está associada co clima equatorial úmido, que domina grande parte do Mato Grosso; no extremo sul da região, devido à ocorrência do clima subtropical, há pequenos trechos da formação vegetal denominada Campos; tanto o Cerrado quanto o Pantanal estão sob a influência do clima tropical.
Alguns dos rios formadores das principais bacias hidrográficas do país têm suas nascentes localizadas na Região Centro-Oeste.
A maioria dos rios do Centro -Oeste possui elevado potencial para a produção de energia, já que muitos deles apresentam corredeiras e quedas d’água.




















Um comentário:

tribo da aguia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.