terça-feira, 26 de outubro de 2010

A OCUPAÇÃO E A ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO SULISTA

Até a primeira metade do século XVIII, grande parte das terras que atualmente formam a Região Sul pertenciam oficialmente à Espanha.
Ao longo do século XVII, os jesuítas instalaram-se principalmente no norte e oeste do estado do Paraná e em uma área denominada Sete Povos das Missões, a oeste do Rio Grande do Sul, com o objetivo de catequizar os povos indígenas que habitavam a região. Assim, vários núcleos de povoamento foram fundados.
Foi somente a partir de 1750, com a assinatura do Tratado de Madri, que o território da atual Região Sul, passou efetivamente das mãos dos espanhóis ao domínio português.
Com o Tratado de Madri, os espanhóis cederam a área dos Sete Povos aos portugueses, em troca das terras da Colônia do Sacramento, que hoje pertencem ao Uruguai.
A pecuária exerceu forte influência no povoamento e na exploração econômica da região, caracterizada pela formação de estâncias e pela utilização de invernadas. O couro e o charque produzidos no Sul atraíam inúmeros tropeiros para a região.
Para garantir o povoamento da Região Sul, em meados do século XVIII foi incentivada a imigração de europeus, que passaram a praticar atividades de subsistência (principalmente a agricultura) em pequenas propriedades rurais.
Famílias portuguesas foram as primeiras a chegar. A imigração italiana também contribuiu bastante para a expansão e a consolidação do povoamento do Sul. A presença de japoneses na Região Sul foi marcante no norte do Paraná.




















8 comentários:

Coringa disse...

Muito Bom precisava para uma lição na escola Obrigado.

franciele disse...

gostei ta muito bem explicado

Unknown disse...

gostei muito

dienifer disse...

me ajudou a fazer um trabalho mas nao tem todas as respostas que presisava. e tambem muito bem explicado, e gostei muito OBRIGADO ..........:)

luana e erica disse...

me ajudou fazer bastante coisas mais nao tem guase todas as respostas.......:)

luana e erica disse...

MUITO OBRIGADO POR TUDO...........:)

Larinaticas disse...

Muito bom sua explicação me ajudou bastante... Obrigada!!

Unknown disse...

Ótimo! Me ajudou com o trabalho de Geografia, obrigada!