domingo, 24 de outubro de 2010

REGIÃO SUL - ASPECTOS FÍSICOS

A Região Sul é formada pelos seguintes estados:

1. Paraná (Curitiba)
2. Santa Catarina (Florianópolis)
3. Rio Grande do Sul (Porto Alegre).
A Região Sul está localizada ao sul do Trópico de Capricórnio, na zona temperada, dominada pelo clima SUBTROPICAL. Esse tipo de clima faz da Região Sul a mais fria do país. A MATA DAS ARAUCÁRIAS ou MATA DOS PINHAIS recobria grandes áreas da Região Sul.
O processo de colonização e ocupação, no entanto, reduziu as áreas dominadas pelas araucárias, colocando em seu lugar fazendas agrícolas e cidades.
Outra formação vegetal devastada na Região Sul foi A MATA ATLÂNTICA. Atualmente, no extremo sul da região, ainda há grandes áreas dominadas pelos CAMPOS.
 O relevo da Região Sul é caracterizado pela presença de várias serras. Nessas elevações estão localizadas as nascentes de grande parte dos rios da região, que se dirigem para o interior do continente, compondo a Bacia do rio Uruguai e a Bacia do Rio Paraná.
Além disso, a Região Sul é abrangida pela Bacia Hidrográfica do Atlântico Sul, denominada Bacia do Sudeste. 
Os rios da região são aproveitados para navegação, irrigação de áreas de agricultura, abastecimento urbano e geração de energia. Entre eles destacam-se o Jacuí e o Uruguai, no Rio Grande do Sul; o Itajaí, em Santa Catarina; o Iguaçu e o Paraná, no estado do Paraná.
O rio Paraná é de grande importância para a região. Nele foi construída a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em operação.




















6 comentários:

lilo smit disse...

nossa amei esse site
parabéns pra quem criou
muito interessante
simplesmente amei !!!!!!!!!!

lilo smit disse...

bgd estudos do site

AR disse...

amei seu site me ajudou a fazer varios trabalhos escolares mas neste texto voce repete as palavras regiao sulque voce podia substituir por essa regiao dessa regiao ela etc mas parabens

Unknown disse...

vlw ajudou pakas ,,,,,,,,,,,,,hehehehehhe

Professora de matematica diaba 4 disse...

Ta uma bosta isso ai tendi foi nada, um bom dia pra vcs.

Unknown disse...

ta uma merda nao entendi nada. To zuando esta muito bom parabens e obrigado bjs no seus cu kkkkkkk