domingo, 24 de outubro de 2010

URUGUAI

Com uma área territorial de 176.215 km², o Uruguai é menor que o estado de São Paulo. Grande parte de seu território se caracteriza por apresentar relevo pouco acidentado, com extensas planícies e colinas de baixa altitude, conhecidas localmente como cuchillas.
Nas cuchillas, desenvolve-se a agropecuária, principal atividade econômica do país. Os produtos gerados pela agropecuária representam 57% das exportações. Atualmente, a agropecuária praticada no Uruguai é extensiva.
O Uruguai é um dos países mais urbanizados do mundo, com cerca de 92% dos seus 3,2 milhões de habitantes vivendo em cidades. 
Além de contar com a sede do governo, a Grande Montevidéu é o centro comercial, industrial e financeiro do país.
Até a década de 1960, o Uruguai era conhecido como a “Suíça sul-americana” por apresentar perfil de país desenvolvido. No entanto, a partir dos anos 1970, a escassez de recursos minerais e energéticos contribuiu para a desestabilização da economia.
Esses fatores terminaram por produzir o padrão de vidada população. Em 1973, ocorreu um golpe militar com graves consequências: prisão e tortura de pessoas que se opunham ao regime, censura à imprensa e às instituições de ensino.
A ditadura militar prolongou-se até 1984 e, mesmo com o restabelecimento da democracia, os problemas econômicos continuaram.
A década de 1990 foi marcada por privatizações, diminuição dos gastos públicos e aumento do desemprego.

















 





Um comentário:

Lucas Cordeiro disse...

Que fatores explicam a mais alta taxa de urbanização entre os países platinos?