domingo, 22 de agosto de 2010

DESAFIO NATIONAL GEOGRAPHIC


A 2ª fase do Desafio National Geographic acontece neste sábado.
Mais de 350 alunos da rede pública e particular de ensino da Bahia participam, na manhã deste sábado, 21, da 2ª fase do Desafio National Geographic na Escola Estadual Noêmia Rego, localizada na rua Boca da Mata, no bairro de Valéria, em Salvador. A unidade escolar foi escolhida como escola-sede regional para centralizar as ações da etapa juntamente com o colégio particular Montessoriano. Os finalistas serão conhecidos no dia 22 de setembro e o resultado final do Desafio será divulgado em 16 de outubro.
De acordo com o professor e geógrafo Luciano de Almeida, que atua como coordenador local do Desafio na Escola Noêmia Rego, uma das funções do Desafio é mostrar a interdisciplinaridade da geografia com outras disciplinas do currículo. “A olimpíada é fundamental porque ajuda a ressaltar a importância da geografia para a sociedade. O evento fortalece a qualidade do ensino e mostra as relações que a disciplina mantém com a história, com o português e até mesmo com filmes. Também é interessante porque faz com que a matéria se torne atraente para os alunos”, afirma o professor Luciano.
A segunda etapa do Desafio vai aplicar prova objetiva e uma questão dissertativa para os alunos participantes. As avaliações costumam abordar temas contemporâneos da geografia e que estão em destaque nos debates atuais, como as questões do aquecimento global e da sustentabilidade. A terceira fase acontece entre os dias 14 e 16 de outubro em São Paulo. Todas as despesas com passagem, hospedagem e alimentação daqueles estudantes selecionados e dos seus responsáveis serão bancadas pela organização.
O Desafio National Geographic está em sua terceira edição e integra o Projeto Viagem do Conhecimento. Entre os principais objetivos da iniciativa está o de estimular jovens estudantes do ensino fundamental e médio a conhecer o espaço, o país e o mundo no qual vivem, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da disciplina de Geografia e áreas afins. O enriquecimento do trabalho de professores da rede particular e pública também é evidenciado. O Desafio é aberto a alunos regularmente matriculados no oitavo e nono ano do ensino fundamental e na primeira série do ensino médio.



Nenhum comentário: