domingo, 15 de agosto de 2010

NORDESTE: OCUPAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

O Nordeste é a região de ocupação mais antiga, onde a fundação de vilas e cidades se deu, inicialmente, ao longo do litoral.
A construção dos primeiros núcleos urbanos no litoral nordestino resultou da preocupação dos colonizadores com a defesa do território.
Ao longo do século XVI, a organização do espaço nordestino esteve relacionada à economia canavieira, que proporcionou poder político e econômico à região no período colonial.
As condições naturais, a existência de latifúndios, o desenvolvimento da monocultura e o trabalho escravo garantiu a produção açucareira, atividade que é desenvolvida até hoje no Nordeste.
A criação de gado foi outra atividade econômica que se desenvolveu no Nordeste, inicialmente relacionada à produção de açúcar.
Os bois eram utilizados nos engenhos como animais de tração e de transporte da cana-de-açúcar e constituíam fonte de abastecimento de carnes e couro.
Posteriormente esses animais passaram a ser criados em áreas distantes do litoral, onde as condições do clima e do solo não eram favoráveis ao cultivo da cana-de-açúcar. Com o tempo, a criação dos rebanhos possibilitou a ocupação do interior do Nordeste.
No final do século XVII, a agricultura canavieira do Nordeste entrou em crise. Isso ocorreu devido, principalmente, à concorrência das Antilhas, que, com preços mais baixos, conquistaram os mercados europeus de açúcar.
Já no século XIX, o cultivo de algodão, que era realizado no Agreste e no Sertão nordestinos, sofreu com a concorrência dos Estados Unidos, constituindo mais um elemento da decadência econômica da região.
Como consequência da decadência econômica sofrida, a Região Nordeste passou a ser uma área de repulsão populacional.





6 comentários:

ellysa_13 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camilla disse...

Você não falou nada sobre a ocupação e a organização do espaço no Nordeste!
Muito ruim seu texto!

Alessandro disse...

o seu comentário que não tem nada a ver com o texto.

muito ruim seu comentário.

Gabriela disse...

nao tem nada a ver com o conteudo que preciso! --'

Of The Girl Blog disse...

muito ruim esse comentario!

Maria Luiza Rocha Guimarães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.