domingo, 25 de abril de 2010

CONSUMO

Consumir implica em um processo que, normalmente, realizamos de modo automático e, mais ainda, muitas vezes impulsivo. O mais comum é as pessoas associarem consumo a compras, o que está correto, mas incompleto. A compra é apenas uma etapa do consumo.
Antes dela, temos que decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir. Depois de refletir a respeito desses pontos é que partimos para a compra. E após a compra, existe o uso e o descarte do que foi adquirido.
Considerando todos os aspectos do consumo, você vai ver que ele está presente praticamente o tempo todo em nossas vidas. Ao acordar, vamos ao banheiro e consumimos água, eletricidade, pasta de dente e sabonete. Depois tomamos café-da-manhã e lá vai café, pão, manteiga, geléia, frutas, água, eletricidade.
O consumo é algo muito importante e que provoca diversos impactos. Primeiro em nós mesmos, já que temos que arcar com as despesas do consumo e também nos beneficiamos do bem estar derivado dele. Depois, o impacto na economia, porque ao adquirirmos algo, movimentamos a máquina de produção e distribuição, ativando a economia.
Também afeta a sociedade, porque é dentro dela que ocorrem a produção, as trocas e as transformações provocadas pelo consumo. E por fim, o impacto sobre a natureza, que nos fornece as matérias-primas para a produção de tudo o que consumimos.
O Consumo Privado designa as despesas das famílias em bens de consumo tais como alimentos, vestuário, lazer, educação, saúde, etc.
O Consumo Público designa as despesas correntes do Estado, isto é, as despesas com educação, saúde, defesa nacional, justiça, manutenção de infra-estruturas, salários dos funcionários públicos, etc.
Consumo sustentável é o ato de adquirir, utilizar e descartar produtos e serviços com respeito ao meio ambiente e à dignidade humana. Consumo Sustentável é saber usar os recursos naturais para satisfazer as nossas necessidades, sem comprometer as necessidades e aspirações das gerações futuras.


"A TERRA TEM O SUFICIENTE
PARA TODAS AS NOSSAS NECESSIDADES,
MAS SOMENTE O NECESSÁRIO."
                                                                   MAHATMA GANDHI

Nenhum comentário: