segunda-feira, 12 de abril de 2010

OS MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS NO BRASIL

MIGRAÇÃO ou um MOVIMENTO MIGRATÓRIO é o movimento populacional de uma localidade para outra. As pessoas que se deslocam de seu lugar de origem são consideradas, em relação á área de onde saíram, EMIGRANTES e, em relação à área para onde se destinaram e se estabeleceram, IMIGRANTES.
Diversos motivos levam as pessoas a migrar: guerras, perseguição política ou religiosa, adversidades naturais como climas extremamente frios ou quentes, secas frequentes e prolongadas, entre outros. No entanto, o principal motivo que leva a população a se deslocar é a busca por melhores condições de vida.
As migrações, ou movimentos migratórios, podem ser EXTERNAS ou INTERNAS. A MIGRAÇÃO EXTERNA, também denominada migração internacional, ocorre quando a população se desloca de um país para outro. A MIGRAÇÃO INTERNA ocorre quando a população se desloca dentro de um mesmo país.
O período de maior IMIGRAÇÃO EXTERNA (entrada de pessoas estrangeiras) no Brasil se deu nos séculos XIX e XX, quando nosso país recebeu um grande número de imigrantes europeus e asiáticos. Há muitos brasileiros que emigraram do nosso país para outros. No início do século XX, estimava-se que havia 2 milhões de brasileiros vivendo no exterior. Os Estados Unidos são o país com maior número de imigrantes brasileiros (cerca de 800.000), seguidos pelo Paraguai (460.000) e pelo Japão (200.000).
Segundo o censo de 2000, no Brasil, há 26 milhões de pessoas vivendo fora do seu estado de origem. A principal causa do deslocamento dessas pessoas é a busca de trabalho. O estado de São Paulo tem o maior número de migrantes nascidos em outra unidade da federação (8.821.030). Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro (2.476.072), seguido pelo Paraná (1.795.751), Goiás (1.293.733) e Minas Gerais (1.221.299).
Com o processo de industrialização ocorrido no país, as cidades passaram a atrair a população de trabalhadores rurais como mão-de-obra da atividade fabril. O principal movimento migratório interno no Brasil, se deu do campo para a cidade. Esse movimento é denominado ÊXODO RURAL.
No mesmo período, a MIGRAÇÃO INTER-REGIONAL (saída de uma região para outra) mais importante se deu do Nordeste para o Sudeste. A construção da nova capital do país, Brasília, a partir de 1957 e sua inauguração em 1960, também contribuiu para a migração de pessoas vindas do Nordeste e Sudeste rumo ao Centro-Oeste.