segunda-feira, 26 de abril de 2010

LOCALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO DA AMÉRICA




O continente americano é o segundo maior do mundo, com área territorial de 42. 960.000 km². Suas terras localizam-se totalmente no Hemisfério Ocidental.
Se limita ao norte com o Oceano Glacial Ártico, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico.
O continente é cortado por quatro paralelos principais: Círculo Polar Ártico, Trópico de Câncer, Equador e Trópico de Capricórnio.
A grande extensão no sentido norte-sul confere ao continente americano enorme variedade de climas, solos e formações vegetais.
A América foi colonizada pelos europeus que ora pacificamente,ora de forma violenta, juntaram-se aos milhares de nativos que viviam na região.
Inicialmente as terras daquele que ficou conhecido como “Novo Mundo” começaram a ser povoadas por pessoas provenientes das grandes potências marítimas dos séculos XV e XVI: Espanha, Portugal, Inglaterra, Holanda e França.
Mais tarde, chegaram povos de outros continentes, proporcionando uma espetacular diversidade étnica e cultural ao continente americano.
Atualmente, a América é constituída por 35 países independentes e vários territórios que ainda pertencem a países europeus.
A configuração territorial do continente americano, formada por duas grandes massas de terra, unidas por uma estreita faixa, permite distinguir do ponto de vista físico três Américas: América do Norte, América Central e América do Sul.
América do Norte - Representa 55 % do continente e se localiza totalmente no Hemisfério Norte.
É formada por três países independentes e por uma possessão européia, a Groelândia, que é administrada pela Dinamarca.
América Central - Com 2% do continente, é constituída por uma parte continental e outra parte insular. A primeira, o istmo, liga as duas grandes porções de terra e abriga sete países independentes; a outra parte consiste num conjunto de ilhas, denominado Caribe.
América do Sul - Corresponde a 43% do continente e tem terras nos dois hemisférios por ser cortada pelo paralelo do Equador.
É formada por doze países independentes e uma possessão européias, a Guiana Francesa, administrada pela França.





9 comentários:

Unknown disse...

esse assunto é muito interesante

queylla_08_12*-* disse...

hum...
gostei bem bom esse texto obg

Unknown disse...

Bom,seria mais prático e rápido para os usuários do texto se existisse um título separando a localização da regionalização.
O texto me ajudou bastante ,precisava fazer um resumo de localização e regionalização,formação história do continente Americano,relevo x vegetação ,a população , América do norte ,central, andina e guianas , população e economia .
o blog me ajudou a fazer ,mas tive que fazer muito esforço para conseguir esse material .Seria uma ajuda muito grande se ajustassem os textos e facilitassem as pesquisas.
Obrigado.

Anônimo disse...

muito bom

Unknown disse...

Gostei muito do texto!

Unknown disse...

copiou do livro de geografia ,mais td bem neh .

Unknown disse...

Muito bom

Unknown disse...

Seus lixo vão fazer alguma coisa da suas vidas vão cuidar suas mãe

Unknown disse...

Cala boca seu lixo estudar e vida se vc não gosta vai embora seu sem cultura :)