terça-feira, 6 de abril de 2010

POPULAÇÃO

Em 1960, no Brasil, cada mulher em idade de procriar tinha, em média, cerca de seis filhos. Atualmente esse número caiu para aproximadamente dois. Isso significa que a população brasileira está crescendo em um ritmo bem mais lento que há cerca de 40 anos.

Muitos motivos explicam uma menor TAXA DE NATALIDADE e, consequentemente, o menor crescimento da população brasileira. Entre eles podemos destacar:
1. Um maior número de mulheres passou a trabalhar “fora de casa”;
2. Houve maior acesso a informações sobre métodos contraceptivos;
3. O planejamento familiar passou a ser uma prática entre muitos casais.
No Brasil, antes da década de 1970, a maior parte das famílias vivia em áreas rurais e, de modo geral, se pensava que, quanto maior o número de filhos, mais pessoas haveria para ajudar nas atividades do campo.

A vida nas cidades gera maior acesso a informações e preocupações com os filhos em vários aspectos: violência, despesa com alimentação, saúde, educação, entre outros.

As TAXAS DE MORTALIDADE da população, de modo geral, também diminuíram. O resultado foi um aumento da expectativa de vida e do número de idosos. Tanto a queda das taxas de mortalidade infantil quanto as da mortalidade geral ocorreram devido a avanços na medicina, a melhorias das condições de higiene pública, como coleta de lixo e à ampliação da rede de água encanada.

A PIRÂMIDE ETÁRIA é um tipo de gráfico que representa os dados sobre o crescimento da população masculina e feminina, por idades. Por isso é também denominada PIRÂMIDE DE IDADES. O formato de uma pirâmide de idades pode nos revelar alguns aspectos sobre a população de um país. Quando a base da pirâmide é larga, há um número elevado de jovens na população. E, se o topo é estreito, demonstra pequena quantidade de idosos.

Nenhum comentário: