sábado, 10 de abril de 2010

DIVERSIDADE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

A diversidade da população brasileira aparece nas características culturais como a língua, a religião,a música, os hábitos alimentares e também nas características físicas das pessoas, como a cor da pele, dos cabelos, estatura etc.
Dos portugueses herdamos nossa língua oficial. No entanto, nossa língua portuguesa não é falada da mesma forma por toda a população. Há diferenças regionais que aparecem, por exemplo, no sotaque das pessoas.
Os sotaques são explicados pela influência de povos diversos. Além dessa diferenciação nos sotaques, na língua portuguesa falada no Brasil, encontramos muitas palavras de origem indígena e africana.
Muitos e diferentes povos indígenas habitavam nosso território antes da chegada dos colonizadores europeus no século XVI. Cada grupo vivia com sua organização social, tradições, crenças, línguas e costumes. Os indígenas influenciaram hábitos da população não-indígena, tais como banhar-se todos os dias e até várias vezes ao dia, usar redes e consumir mandioca.
Aproximadamente 4 milhões de africanos foram trazidos para trabalhar como escravos no Brasil, entre os séculos XVI e XIX. Eles influenciaram muitos aspectos da cultura nacional, tais como a música, a religiosidade, a dança e a culinária.
Grande parte da população brasileira é formada por imigrantes ou descendentes destes. A imigração para o Brasil se deu principalmente entre meados do século XIX e XX, quando vieram europeus (portugueses, italianos, espanhóis, alemães) e asiáticos (sírios, libaneses, japoneses, entre outros).
Nas últimas décadas, têm entrado no Brasil imigrantes coreanos, chineses, nigerianos, angolanos, bolivianos, peruanos, colombianos, entre outros. Depois dos portugueses, os italianos formaram o grupo mais numeroso de imigrantes estabelecidos no Brasil.
Durante muito tempo se acreditou que a “mistura” de povos, num mesmo território, fazia do nosso país uma democracia racial, isto é, um país sem racismo, onde todos são tratados da mesma forma e têm as mesmas oportunidades, independentemente de sua origem étnica. No entanto, já foi comprovado que em nosso país há um racismo disfarçado contra negros e índios, levando grande parte da população a não reconhecer sua própria origem.

9 comentários:

lais disse...

Pessoal para que ter preconceito??
Se todos nós somos irmãos,iguais,somos todos AFRO-DESCENDENTES e para acabar com o preconceito só depende de você faça sua parte porque eu já estou fazendo a minha !!!

Larissa disse...

É mesmo Laís ,se nós todos fazermos o que você está falando o mundo será bem mais melhor,concerteza.

elooliveira disse...

O preconceito não leva a nada!

Renan disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renan disse...

mas mesmo que o preconceito acabar temos que lembrar que todos nós temos preconceito e devemos lutar contra o bullying e se cada um fazer a sua parte viveremos em uma sociedade melhor.

diga não ao Bullying

qual é o seu preconcito ??

Ágatha e Vitória disse...

eu só vi o 1° parágrafo, e achei ele ótimo!
Continue assim! Muito Bom!

Luanna Lima disse...

Pra que tanto preconceito, tanta discriminação? Somos todos iguais! A carne, a cor, a raça não significam nada, afinal teremos todos o mesmo fim, quando morremos iremos todos pra debaixo da terra! Vamos fazer o nosso melhor para vivermos em uma sociedade melhor ainda !!

erika disse...

idiotas não sei pq vcs bota estes cometário

erika disse...

putas bestas ótarias vá toma no seu cú