domingo, 5 de setembro de 2010

AMÉRICA ANDINA

Com uma área territorial de mais de 5,3 milhões de quilômetros quadrados, a América andina, na América do Sul, é constituída por seis países e uma população superior a 139 bilhões de habitantes.
A América Andina recebe esse nome devido à marcante presença da Cordilheira dos Andes como um dos principais elementos de sua paisagem.
Além dos Andes no oeste, há as planícies sedimentares no leste. Em alguns trechos da região, aparecem planaltos intercalados pelas montanhas; são os altiplanos, que abrigam uma parcela significativa da população.
A Cordilheira dos Andes é um divisor de águas importante para a rede hidrográfica de toda a América do Sul.
Os rios que nascem no lado oeste da cordilheira e deságuam no Oceano Pacífico são de pequena extensão, têm curso acidentado e forte correnteza.
Já os rios que nascem no lado leste dos Andes e deságuam no Atlântico são de grande extensão, como o Amazonas, por exemplo, com sete mil quilômetros.
Apesar do predomínio de climas quentes do tipo equatorial e tropical, há grande variedade climática na América Andina, com climas frio de montanha, temperado e desértico.
A vegetação também é muito diversificada, com florestas, savanas, estepes e vegetação de altitude.
Os costumes herdados das sociedades pré-colombianas permanecem como uma tradição aos povos dos países. Outra característica compartilhada pela maioria dos países andinos é a baixa qualidade de vida.
Em relação às atividades econômicas, os países andinos dependem fortemente da extração mineral.
A atividade industrial, estimulada pela entrada do capital estrangeiro e de algumas multinacionais, apresenta crescimento em alguns países. O Chile e a Venezuela destacam-se como os países mais industrializados da região.
Os principais produtos agrícolas da América Andina são o café, a banana, o cacau, a cana-de-açúcar, o trigo e a aveia, voltados para o mercado externo. Já o milho, o arroz e a batata constituem a base da alimentação andina.
Uma característica marcante dessa região é o cultivo ilegal de maconha e coca, fonte de renda para poderosos grupos de traficantes e também para pequenos agricultores, que encontram nessa atividade sua única forma de sobrevivência.






2 comentários:

Nany disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hana disse...

Querida te encontrei por acaso, procurando textos sobre geografia, eu dou aula de historia e socilogia, mas na falta de professores leciono a matéria de geografia e vou estar sempre em contato com vc, para novidades, e vou precisar de sua ajuda, desde já agradeço de coraçaõ amei seu blog. muito obrigada.