sábado, 4 de setembro de 2010

A OCUPAÇÃO DO SUDESTE

A decadência da economia do açúcar no Nordeste e a descoberta de ouro e pedras preciosas em áreas do atual estado de Minas Gerais, em meados do século XVII, fizeram com que muitas pessoas se dirigissem ao Sudeste.
Com a exploração do ouro, o centro político e econômico do Brasil foi deslocado de Salvador, para a cidade do Rio de Janeiro.
Na segunda metade do século XVIII, a produção aurífera já estava em decadência e boa parte da população da área mineira migrou em direção aos atuais estados de São Paulo e Rio de Janeiro, em busca de terras férteis para a agricultura. Nessa época, o cultivo do café começava a despontar na região.
As primeiras plantações de café no Sudeste foram cultivadas no Rio de Janeiro, em fins do século XVIII. Depois, a cafeicultura se expandiu, principalmente para São Paulo e Minas Gerais, Espírito Santo e Paraná, chegando até o atual Mato Grosso do Sul, no Centro-Oeste.
Com a cafeicultura, a organização do espaço geográfico da Região Sudeste foi profundamente modificada:
1. Houve intenso crescimento das cidades;
2. A construção de ferrovias;
3. Houve um aumento populacional com as migrações internas e de estrangeiros, principalmente italianos;
4. Aumentou o número de casas comerciais e financeiras.
O chamado “ouro verde” enriquecia os barões do café, empresários e banqueiros. Foi essa riqueza que deu impulso à industrialização do país. Os lucros obtidos na cafeicultura foram investidos no setor industrial.
As ferrovias, construídas para transportar a produção cafeeira das fazendas até o Porto de Santos, tiveram grande importância no desenvolvimento econômico e na organização do espaço geográfico da Região Sudeste.
Por sua importância histórica na organização espacial do Sudeste, essas ferrovias deveriam ser preservadas, transformando-se em centros culturais e locais de visitação.
A partir do final da década de 1950, os governos brasileiros passaram a privilegiar a construção das rodovias.
Com o desenvolvimento da atividade industrial no país, as rodovias se tornaram uma necessidade para atender às demandas de entregas de mercadorias.
A opção pelas rodovias como principal meio de transporte, a partir da década de 1950, ocorreu em escala mundial, devido à expansão da indústria automobilística.
Nessa época, no Brasil, além da implantação da indústria de automóveis, ocorreu também a mudança da capital do país para a Região Centro-Oeste.








9 comentários:

gustavo henrique disse...

vlw.muito obrigaduuuuuuuuuu

๖ۣۜLéo disse...

vlw ajudo muitoooooooooo preciso pra um trabalho de geografia do meu colegio


--Leo--
--leosao95--

alexandre disse...

Brigado , Tenho Prova Disso Amanha O.o , Brigadão Acho Q Vai Me Ajudar

.Crazy for BTR ursula. disse...

Valeu mesmo! Essa foi a ultima questão da minha revisão de geografia... VALEU MESMO!!!

Fernanda disse...

É um ótimo conteúdo de aprendizagem, só acho ruim porque tem muita coisa para copiar rsrs, mas parabéns o blog é ótimo.

carolina naressi disse...

Muito obrigada vc me ajudou no que eu precisava!

Debora Cristina disse...

Obrigada vc me ajudou muito

Fábio Carvalho disse...

Vllw eu tava precisando.

Unknown disse...

Vai me ajudar mtoooooo