sábado, 4 de setembro de 2010

REGIÃO SUDESTE: ASPECTOS FÍSICOS


A Região Sudeste é composta pelos estados do Espírito Santo (ES – Vitória), Minas Gerais (MG – Belo Horizonte), Rio de Janeiro (RJ – Rio de Janeiro) e São Paulo (SP – São Paulo).
O Sudeste foi a região que teve sua vegetação original mais devastada pela ação humana. Isso acontece até os dias atuais. Desde o final do século XVIII, a cobertura vegetal começou a ceder lugar às plantações de café, importante atividade econômica desenvolvida na região.
A vegetação da Região Sudeste é muito diversificada, sendo constituída, principalmente, por:
1. Mata Atlântica
2. Cerrado
3. Caatinga
4. Vegetação Litorânea
A Mata Atlântica é um dos ecossistemas mais ricos do mundo em biodiversidade. Para assegurar a proteção dos remanescentes da Mata Atlântica, foram criadas várias organizações governamentais e não-governamentais (ONGs).
Um exemplo é a Fundação SOS Mata Atlântica, uma organização não-governamental que tem como objetivo promover a conservação da Mata Atlântica.
A vegetação de Cerrado, na Região Sudeste, recobria grandes áreas do estado de Minas Gerais. Era no norte desse estado que também se encontrava a Caatinga, em decorrência do clima semi-árido.
Nas regiões de ocorrência da Vegetação Litorânea, destaca-se a cobertura vegetal das Restingas e dos Manguezais.
A Região Sudeste destaca-se pelos climas tropical, tropical de altitude, litorâneo úmido e subtropical úmido.
O clima TROPICAL abrange parte dos estados de Minas Gerais e de São Paulo. Já o clima TROPICAL DE ALTITUDE, é comum nas áreas serranas do Sudeste.
O clima LITORÂNEO ÚMIDO abrange praticamente todo o estado do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. O clima SUBTROPICAL ÚMIDO abrange a porção do Brasil localizada ao sul do Trópico de Capricórnio, compreendendo o sul do estado de São Paulo.
A maior parte do relevo da Região Sudeste encontra-se acima de 500m de altitude.Esse fato, associado à localização, explica a predominância do clima tropical de altitude em grande parte do território.
A região Sudeste é abrangida pelas bacias hidrográficas do Rio Paraná, do Rio São Francisco e pelas bacias do Leste e do Sudeste.
Os rios Paraná, Tietê, Paranapanema, Paraíba do Sul, Doce e Jequitinhonha têm grande importância na região, servindo à geração de energia elétrica e à navegação.
É o caso, por exemplo, do rio Tietê, onde foram construídas importantes usinas hidrelétricas com o objetivo de fornecer eletricidade para a região.











3 comentários:

talita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
talita disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pamela disse...

nossa esta mi ajudando bastante acho qui vou tirar nota 10 na prova