domingo, 19 de setembro de 2010

GUIANA, SURINAME E GUIANA FRANCESA

A palavra guiana é uma derivação do vocábulo indígena guyana, que significa “terra de muitas águas”. Os três territórios são banhados pelos rios Orenoco, Amazonas, Negro e pelo Oceano Atlântico.
Localizados no norte América do Sul, diferenciam-se dos demais países sul-americanos, sobretudo por seu passado colonial estar associado a ingleses, holandeses e franceses.

GUIANA

Cerca de 80% do território guianense, que tem 214.083 km², é recoberto por florestas. A população se caracteriza pela diversidade étnica e cultural, sendo constituída por negros, indígenas, europeus, chineses e mestiços.
A atividade industrial é pouco desenvolvida e o padrão devida da população é baixo. Na região costeira se concentram parte dos dos cerca de 750 mil habitantes do país.

SURINAME

Com uma área de 163.820 km², o reduzido território do Suriname apresenta relevo caracterizado pela ocorrência de colinas no centro e no sul e uma vasta planície no norte.
A maioria dos 449 mil habitantes vive no litoral, na capital Paramaribo, principal cidade do país.
No país há uma população oriunda da miscigenação étnica, além de indígenas, paquistaneses, javaneses, indonésios, chineses e japoneses. Apenas 1% dos habitantes descende dos colonizadores holandeses.

GUIANA FRANCESA

A Guiana Francesa é um departamento ultramarino da França, com um território de 91.000 km² e uma população de 187 mil habitantes. Cerca de 90% do território da Guiana Francesa é coberto por florestas.
A população é composta de diversas etnias, descendentes diretos ou miscigenados dos seguintes povos: africanos, europeus, chineses, vietnamitas e uma minoria de árabes e indígenas. A maioria dessa população vive nas cidades litorâneas, sobretudo em Caiena, capital.
Em 1974 surgiu na Guiana Francesa um movimento que reivindica a independência do território em relação à França. Recentemente, esse movimento separatista tem sido responsável por exaltados protestos em Caiena.













5 comentários:

luis gustavo disse...

muito bom esse sait adorei

Ju disse...

Muitoo bom ,adorei , me ajudou muito a terminar de fazer meu .trabalho brigaduu.

Anônimo disse...

Caro Luis, favor de aprender a nossa língua mãe o português antes de postar comentários toscos em blogs na internet...

Unknown disse...

Muito bom esse site,mas,precisa de mais informações.Mas me ajudou, obrigada!

nanci disse...

O conhecimento não se perde ganhamos. Adorei o blog e estarei sempre a leitura do mesmo. Parabéns.