sábado, 18 de setembro de 2010

A ECONOMIA DO SUDESTE

No Sudeste, o parque industrial é bastante diversificado, podendo-se verificar a presença de todos os tipos de indústria: de transformação, extrativa e da construção.
No Sudeste encontramos os principais TECNOPOLOS ou CENTROS DE ALTA TECNOLOGIA do Brasil. Esses pólos correspondem às áreas onde se concentram centros de pesquisa científica e tecnológica, como as universidades e os institutos de pesquisa.
O setor terciário (comércio e serviços) é o responsável por mais da metade do PIB produzido pelo Sudeste.
No sudeste também estão concentradas empresas prestadoras de serviços de vários ramos de atividade: educação, saúde, telecomunicações, informática, publicidade, turismo, setor financeiro etc.
A agropecuária do Sudeste tem muita importância na economia regional e nacional. Grande parte da região é abrangida pela agropecuária mais modernizada.
As atividades agrícolas que se desenvolvem no Sudeste, especialmente no estado de São Paulo, são as mais modernas do país.
Elas se caracterizam pela utilização de elevadas tecnologias de produção; pelo uso acentuado de fertilizantes químicos e agrotóxicos; pela diversificação da produção, isto é, o cultivo de vários produtos.
Entre os principais produtos agrícolas da região, destacam-se a laranja, o café e a cana-de-açúcar, que, além de atenderem ao mercado nacional, é destinada à exportação.
Do total nacional da produção de laranjas, mais de 70% vêm do estado de São Paulo. Quanto ao café, os três maiores estados produtores nacionais estão situados no Sudeste: Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.
No que se refere à cana-de-açúcar, o estado de São Paulo é o principal produtor, responsável por mais da metade da cana produzida no Brasil.
Grande parte das atividades pecuárias do Sudeste se desenvolve de forma intensiva, com espécies selecionadas e vacinadas, garantindo alta produtividade.
O Sudeste tem o segundo maior rebanho bovino do país, perdendo apenas para a região Centro-Oeste. A produção leiteira da Região Sudeste, a maior do país, concentra-se em áreas dos estados de São Paulo e Minas Gerais, principalmente.
A atividade extrativista do sudeste baseia-se principalmente na extração de recursos minerais. Os grandes destaques da atividade extrativista são o petróleo e o minério de ferro.
O Rio de Janeiro é o estado cuja PLATAFORMA CONTINENTAL responde por cerca de 80% de todo o petróleo produzido no país. O Sudeste concentra o maior número de refinarias de petróleo no país.














Nenhum comentário: