sábado, 4 de setembro de 2010

AMÉRICA CENTRAL INSULAR

Um conjunto de grandes e pequenas ilhas forma a América Central insular; chamada também de Antilhas ou Caribe.
As inúmeras ilhas estão reunidas em três grupos:
1. GRANDES ANTILHAS: inclui Cuba, Jamaica, Porto Rico e a Ilha Hispaniola, onde se localizam o Haiti e a Republica Dominicana.
2. PEQUENAS ANTILHAS: inclui Antígua e Barbuda, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Cristóvão e Nevis, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago, Barbados e Guadalupe, entre outras.
3. BAHAMAS: é um arquipélago com mais de 700 ilhas, situado ao norte de Cuba.
As ilhas do Caribe foram colonizadas por espanhóis, ingleses, franceses e holandeses. Suas sociedades formaram-se, portanto, da miscigenação entre diversas etnias e culturas.
Além do branco de origem européia, há também uma minoria de indígenas e a presença marcante de negros.
Cuba é o país mais populoso, com cerca de onze milhões de habitantes.
A região do Caribe é marcada pela instabilidade geológica, o que a torna sujeita a atividade vulcânica e aos terremotos.
Além das catástrofes naturais, a população caribenha sofre com os graves problemas sociais existentes na maioria dos países: altas taxas de mortalidade infantil, baixa renda per capita, elevados índices de analfabetismo e deficiência no atendimento médico-hospitalar.
Devido à reduzida dimensão territorial das ilhas, sua hidrografia apresenta rios de pequena extensão, o que compromete o abastecimento de água para a população.
O clima predominante é o tropical.
As capitais dos países caribenhos, como Havana (Cuba), Kingston (Jamaica), Porto Príncipe (Haiti), São Domingo (República Dominicana) e San Juan (Porto Rico), são as principais cidades do Caribe, nas quais se concentra a maioria da população.
A maior parte dos países caribenhos obteve a independência somente no início do século XX. Mas, ainda hoje, várias ilhas continuam politicamente dependentes de países europeus.
A agricultura é a principal atividade econômica do Caribe, com destaque para o cultivo da cana-de-açúcar, cujo maior produtor regional é Cuba.
A produção agrícola está voltada para o mercado externo.
O fato de a agricultura estar voltada para o mercado externo compromete a produção de alimentos, o que torna necessárias as importações para suprir o mercado interno.
A atividade industrial é pouco desenvolvida.
O turismo é uma atividade econômica que cresce a cada ano. O Caribe é a rota de cruzeiros marítimos e destino de milhares de turistas que procuram suas belas praias e sua Floresta Tropical.
As atividades financeiras e bancárias também se destacam na região que possui alguns dos mais conhecidos “paraísos fiscais” do mundo, como as Ilhas Cayman, as Ilhas Virgens e as Bahamas.
Nos chamados “paraísos fiscais”, grandes somas de valores podem ser depositados sem que seja necessário declarar a origem do dinheiro.
Os maiores beneficiários dos “paraísos fiscais” são aqueles que estão envolvidos com o crime organizado, como o narcotráfico, o contrabando e com o desvio de dinheiro público.









Nenhum comentário: