sábado, 4 de setembro de 2010

AMÉRICA CENTRAL ÍSTMICA

A América Central ístmica ou continental corresponde a uma estreita faixa de terra que liga a América do Norte e a América do Sul.
É formada por sete países: Guatemala, Belize, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá, totalizando uma população de cerca de quarenta milhões de habitantes.
O país mais populoso dessa região é a Guatemala, com aproximadamente 12,6 milhões de habitantes, cerca de um terço da população de toda a América Central.
A composição étnica da população da América Central ístmica é resultante da miscigenação entre indígenas e espanhóis, os principais colonizadores da região.
Na Guatemala, mais da metade da população é constituída por indígenas.
Em Belize e na Costa Rica predominam os brancos.
A região é banhada pelos oceanos Pacífico, a oeste, e Atlântico, a leste.
O Oceano Atlântico forma um imenso mar interior denominado Mar da Antilhas ou do Caribe.
A maior densidade demográfica ocorre na costa do Pacífico, onde a presença de planaltos com solos férteis e clima tropical úmido favoreceu a concentração populacional.
Nas elevadas montanhas da costa do Pacífico, de formação recente, os climas frios e o relevo são fatores que inibem a presença humana, justificando a baixa densidade demográfica.
A baixa qualidade de vida, expressa pelas altas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo, os grandes desníveis sociais e a elevada concentração de renda são características marcantes da América Central.
Além disso, há a dependência econômica de seus países em relação aos Estados Unidos.
Desde o período colonial (século XVI) as principais atividades econômicas da América Central continental estão relacionadas ao cultivo de produtos tropicais voltados para o mercado externo.
O café e a banana são os principais itens da pauta de exportação da região.
No litoral do Atlântico também ocorre intensa exploração de madeiras de grande valor comercial.
A atividade industrial e a extração mineral são praticamente inexistentes.
O país mais industrializado na região é o Panamá, cuja produção petrolífera alimenta as indústrias petroquímicas e lhe garante a exportação de petróleo.
A partir da década de 1990, as atividades ligadas ao turismo representam uma oportunidade de trabalho de uma parcela significativa da população da América Central ístmica.
Belize e Guatemala, países que abrigam muitos sítios arqueológicos da extinta civilização maia, atraem todos os anos um número cada vez maior de visitantes de vários lugares do mundo.
Além do patrimônio cultural, paisagens naturais, como vulcões e praias dos países da América Central continental, também atraem muitos turistas.









7 comentários:

Unknown disse...

Por favor mim ajude
como se encontra os aspectos sociais na maioria dos países da America CENTRAL?

dy disse...

vc deveria separar os topicos
pra ficar melhor

Walter Leite - para pensar! disse...

Gostei ,pois, descreveu de forma simples as principais características deste continente .

Walter Leite - para pensar! disse...

Gostei ,pois, descreveu de forma simples as principais características deste continente .

Unknown disse...

sabe moça, fazer em parágrafos e tals não iria te matar né?

Unknown disse...

Sua puta vou comer seu cu

Unknown disse...

Sua puta vou comer seu cu