segunda-feira, 9 de maio de 2011

CANADÁ: UM PAÍS BILÍNGUE

O Canadá é um dos países com melhor padrão de vida do mundo, com baixo índice de mortalidade infantil e de analfabetismo e elevada expectativa de vida.
A população canadense é formada principalmente por descendentes de ingleses (40%) e franceses (27%), por isso o inglês e o francês são considerados idiomas oficiais.
Outra grande parcela da população veio de outros países da Europa, principalmente da Alemanha, Itália, Ucrânia, Polônia e países escandinavos.
Os povos nativos, quase totalmente exterminados ao longo de séculos de colonização, correspondem atualmente a apenas 2%, e são constituídos principalmente pelos Inuits (esquimós).
A região dos Grandes Lagos e o vale do rio São Lourenço, próximo à fronteira dos Estados Unidos, é a mais desenvolvida e populosa do país.
Nela estão localizadas as principais cidades canadenses, como Toronto, centro comercial e financeiro do Canadá; Montreal, um importante porto fluvial e sede de grandes empresas e Ottawa, a capital planejada, com cerca de 1 milhão de pessoas.
O Extremo Norte é a região mais inóspita e fria do Canadá, formada basicamente por solos inférteis que ficam cobertos de neve durante quase o ano inteiro.
Conhecido também por Ártico Canadense, é povoado por Inuits e trabalhadores temporários nos setores de serviços e mineração.






Nenhum comentário: