segunda-feira, 16 de maio de 2011

ORGANIZAÇÕES HUMANITÁRIAS E NÃO GOVERNAMENTAIS

A CRUZ VERMELHA é uma instituição privada que trabalha com orçamento arrecadado entre pessoas e governos de muitos países. Um de seus principais objetivos é socorrer pessoas, militares ou civis, de vários países, vítimas de conflitos armados nacionais e internacionais ou de catástrofes naturais.
O desenho da cruz vermelha que utilizam em suas roupas é o símbolo que identifica a instituição e geralmente é respeitado por povos em conflitos.
Outra instituição humanitária muito conhecida são os MÉDICOS SEM FRONTEIRAS.
As organizações não governamentais (ONGs) trabalham em âmbito internacional, local ou regional. Elas atuam em diferentes áreas: com questões ambientais; sociais e econômicas; das minorias étnicas e sexuais e das liberdades individuais.
Existem muitas organizações não governamentais que se dedicam a causas ambientais. É o caso do Greenpeace, da WWF (Fundo Mundial pela Natureza) e da Conservation International (União Internacional para a Conservação da Natureza), que trabalham em âmbito mundial.
Mas existem ONGs que têm uma abrangência nacional, como a brasileira SOS Mata Atlântica.
A ANISTIA INTERNACIONAL é outra ONG que tem como objetivo fazer campanha para libertar os “presos de consciência”, ou seja, aqueles que estão cumprindo pena por terem defendido alguma posição sobre etnia, raça, cor, sexo, idioma, religião, sem uso de violência.
Essa ONG combate ainda a tortura, os maus tratos, a pena de morte e a execução sem julgamento.



Nenhum comentário: